“Que teu alimento seja teu remédio”. Não apenas ervas aromáticas ou temperos, mas alguns alimentos são verdadeiros antibióticos naturais, graças às suas propriedades curativas.
Alimentos como o alho ou a cebola, ervas como o orégano, e especiarias como o gengibre ou a canela, estão sendo cada vez mais estudados pela ciência, por causa das propriedades curativas que os caracterizam.
Vamos descobrir algumas alternativas naturais para medicamentos tradicionais.
Alho

O alho é considerado um verdadeiro um remédio natural desde tempos remotos, por causa de suas incríveis propriedades curativas.
É rico em antioxidantes, capazes de contribuírem para a destruição dos radicais livres, responsáveis pela deterioração do organismo. Ação que com o decorrer do tempo pode levar a doenças cardíacas e ao câncer.
O alho ajuda a reduzir a pressão arterial, combate as infecções da pele e protege o coração.
É um alimento e um santo remédio popularmente conhecido no mundo inteiro, embora haja contraindicações de uso.
Veja nos links como usar e conheça as contraindicações.
Equinácea

A equinácea tem sido muito utilizada para o fortalecimento do sistema imunológico.
É considerada útil para a prevenção e tratamento de doenças sazonais, como resfriados e gripes.
A equinácea é de fato particularmente adequada em casos de doenças das vias respiratórias superiores, o que pode incluir, além dos resfriados, as tosses.
É também indicada para o tratamento de infecções que envolvem o trato urinário.
Cebola

A cebola, assim como o alho, são considerados verdadeiros medicamentos naturais por sua poderosas propriedades antibacterianas.
Às cebolas também são atribuídas as propriedades diuréticas, o que as tornam úteis para ajudar o corpo a purificar-se.
Elas desempenham também um papel anti-inflamatório e melhoram a circulação sanguínea.
São úteis para a prevenção e para o tratamento de constipações, gripe e dor de garganta.
Abacate

O abacate foi considerado do ponto de vista científico, como um importante alimento para obtenção de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos, como certos tipos de estafilococos.
A melhor variedade da fruta para fins medicinais é o abacate chileno, uma das espécies vegetais características da floresta tropical sul-americana, um verdadeiro tesouro de biodiversidade.
Mira e mexe novas pesquisas descobrem novas propriedades medicinais do abacate. estamos sempre de olho porque amamos essa fruta.
Chá verde

Das folhas do chá verde, além da bebida bem conhecida, é possível obter um polifenol especial, capaz de atuar sinergicamente com antibióticos no tratamento de bactérias, como a Streptococcus e nas infecções por E. coli.
O chá verde é rico em antioxidantes considerados capazes de realizarem uma ação preventiva contra o aparecimento de diferentes tipos de câncer, particularmente os relacionados à pele.
Neem

Das folhas e dos frutos da árvore de Neem (Azadirachta indica), se obtém um poderoso óleo curativo, normalmente usado na medicina tradicional indiana.
A ele são atribuídas propriedades antifúngica, antibacteriana, antiviral e anti-parasitária.
O óleo de Neem para uso interno deve ser obtido especificamente para este fim e ser 100% puro.
Gengibre

O gengibre é uma verdadeira panaceia para a saúde. Pode ser consumido fresco, como um alimento em si, ou sob a forma de especiarias e condimentos, depois de ser secado e reduzido em pó.
O efeito benéfico do gengibre prevê sua utilização na preparação de infusão, úteis para o tratamento e prevenção da gripe, dor de garganta, tosse e resfriado. O gengibre também tem sido relatado entre os 10 alimentos de maiores propriedades anticâncer.
Orégano

O orégano não é simplesmente uma erva aromática utilizada na culinária somente para dar sabor aos pratos, mas é também uma verdadeira erva medicinal, útil para proteger a nossa saúde graças às suas propriedades terapêuticas que permitem defini-lo como um analgésico, antisséptico e antiespasmódico natural.
O óleo essencial derivado dele tem fortes propriedades antibacterianas e a sua utilização é útil na aromaterapia para o tratamento de doenças relacionadas com o sistema respiratório.
Pau d’Arco

O Pau d’Arco é uma espécie vegetal de origem sul-americana que contém substâncias consideradas eficazes no tratamento de infecções virais, bacterianas e fúngicas.
Ele fortalece o sistema imunológico e tem a capacidade de neutralizar muitas doenças sem provocar efeitos colaterais.
Segundo especialistas em medicina natural, o Pau d’Arco deveria ser usado no lugar dos antibióticos para o tratamento das infecções mais comuns.
Canela

Uma espécie que não deve ser considerada apenas como ingrediente para dar sabor aos doces e sim, como um tesouro de propriedades benéficas úteis para a nossa saúde.
Alivia a dor menstrual, é um antibacteriano natural, reduz a dor causada pela artrite, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e é um remédio natural contra resfriados e dores de garganta.
Em nossa cozinha e despensa escondem-se verdadeiros medicamentos naturais. Que nosso alimento seja o nosso remédio, da prevenção à cura!
Fonte:
Greenme - Daia Florios