Notícias

Conheça 10 maneiras criativas de reutilizar e reciclar pneu velho

Compartilhe:     |  29 de março de 2015

Ei, psiu! Vem cá, dá uma olhadinha nesta imagem:
Se você pensou “Minha nossa! Uma pneu velho pintado de com flores?,
Errou! Isso não é um pneu, e sim ouro negro, que todos nós precisamos aprender a valorizar;
Você sabia que todo dia são produzidos cerca de 2 milhões de pneus no mundo? E que o descarte sem reciclagem de pneus velhos chega a quase 800 milhões de unidades por ano?

O problema é sério, muito sério. Pra onde vai tanto pneu depois que o pneu careca não tem mais jeito? Se ninguém tomar uma atitude, e não reciclar iremos criar uma montanha de pneus velhos.
Pera lá, eu não disse que aquela montanha é de ouro negro?
Disse. E provo.
Pneu usado pode se transformar em muitas coisas novas, diferentes, úteis, bonitas, incríveis! O limite é a nossa imaginação.
Vou dar apenas alguns exemplos, a partir deles você repensa o que fazer na próxima vez que trocar os quatro pneus do seu carro. Qualquer desses projetos é possível de ser realizado com alguns pneus, umas tintas bem coloridas, e um mínimo de habilidade.

Mobiliário

Cansou da decoração do seu lar? Pneus velhos podem se transformar em pufes, banquetas, suporte para mesinha de centro, suporte para mesas maiores, prateleiras, cadeiras e até mesmo na pia do seu banheiro! Pense no sucesso que sua nova decoração fará entre seus amigos.

recycled-tires14

recycled-tires11

No jardim

Que tal um suporte diferente para pendurar suas flores na parede ou no muro. Um pneu! Ah, gostou, né? Então pense em vários pneus empilhados da maneira certa, e você terá um canteiro sensacional. Pense numa maneira diferente e muito prática de organizar sua mangueira. Pensou num pneu. E que tal um laguinho no meio das flores? Ou vasos de todos os formatos?

recycled-tires12

recycled-tires15

Brinquedos

Seja pros seus próprios filhos ou para as crianças do condomínio, pneu velho é um achado! Dá pra fazer balanços gangorras, cavalinhos, caixa de areia, trepa-trepa, etc, etc. Vai lá, fale com o síndico, garanto que ele vai gostar da ideia.

recycled-tires16

recycled-tires9

Etc. Etc.

E põe etcetera nisso! Um pneu velho pode virar uma caminha pra lá de charmosa (e confortável) pro amiguinho de quatro patas.

Sabe que, cada vez mais, tem mais gente pedalando a magrela. Pois é, na hora de estacionar, lá estão os pneus de novo!
Vários pneus velhos podem virar um monstro maluco, redondo, que fica cheio de cabeças por todos os lados quando você resolve se divertir com seus amigos.
E se tem um morro onde você gosta de ir curtir a paisagem, a subida pode ficar bem mais fácil com degraus feitos de pneus.

recycled-tires18

recycled-tires5

recycled-tires22

Tudo isto são apenas umas poucas sugestões, pois o limite é a sua imaginação, ops, acho que eu já disse isso…
Sem esquecer que, dando um destino tão nobre a um pneu velho, estamos dando também uma contribuição valiosa para a melhoria do meio ambiente.

Então, agora eu deixo você entregue e à duríssima tarefa de definir qual será o seu primeiro projeto com matéria prima tirada daquela montanha de lixo, digo, de ouro negro.
E se seu projeto for diferente das sugestões dadas aqui, conte pra gente aí nos comentários.



Fonte: Dicas Verdes



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais