Notícias

129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas são descartadas, por mês

Compartilhe:     |  16 de julho de 2020

Já falamos aqui que as máscaras e luvas são “o novo cigarro” do mundo e, como ocorrem com as bitucas, estão sendo descartados na rua, na praia, ou em qualquer, sem nenhum critério.

Agora, uma reportagem da BBC Brasil, traz uma reportagem confirmando a nossa matéria e trazendo uma previsão alarmante: 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas serão descartadas por mês, durante a pandemia, no mundo.

O grande desafio é que essas máscaras, luvas e afins tenham um destino correto e não cheguem aos oceanos, mas a tarefa não é tão simples, principalmente porque a própria população não colabora, pior, é a responsável direta pelo descarte incorreto.

No vídeo publicado na reportagem, é possível ver imagens de oceanos e praias lotadas de máscaras e materiais hospitalares em várias partes do mundo, desde que a pandemia começou em janeiro, mostrando uma triste e trágica realidade.

A presença de materiais de uso restrito a hospitais comprova que não só comportamentos individuais das pessoas são responsáveis pelo descarte irregular, mas empresas, públicas e privadas, também não cumprem com sua obrigação ambiental e social.

Ambientalistas já vinham alertando sobre a possibilidade da pandemia aumentar a poluição dos oceanos e, infelizmente, essa situação vem sendo constatada, ultrapassando um limite de lixo que já tem uma previsão catastrófica.

Segundo a ONU, o mundo já está inundado de lixo e se a tendência não diminuir, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. 

Até quando os seres humanos vão agir como se não fizessem parte de um mesmo e único ecossistema, vivemos em rede, interligados e interdependentes e afetação de um, destrói a cadeia toda.

Faça a sua parte, colabore, seja consciente, use materiais reutilizáveis ou recicláveis, descarte em local correto e cobre responsabilidade da sociedade e políticos da sua cidade e do seu país, afinal, que planeta queremos viver e deixar para as futuras gerações?



Fonte: GreenMe - Juliane Isler



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais