Medicina Verde

14 Benefícios do Jenipapo – Para Que Serve e Propriedades

Compartilhe:     |  24 de agosto de 2019

Os benefícios do jenipapo ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Fruto de uma árvore chamada jenipapeiro, o jenipapo pode ser encontrado na América do Sul e na América Central. Ele é consumido em sua forma natural, porém, também é utilizado para produzir licores, xaropes, compotas, doces, suco e vinho. No Brasil é possível encontrar o fruto do Norte ao Sudeste do país.

Composto por nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina C, fibras, proteínas e fósforo e com 113 calorias a cada porção de 100 g, é de se esperar que o alimento traga vantagens à saúde do organismo humano.

Propriedades Nutricionais do Jenipapo

O fruto possui propriedades tônicas, laxantes e digestivas. Vamos conhecer alguns dos benefícios do jenipapo? Confira na lista a seguir:

14 benefícios do jenipapo – Para que serve e propriedades

Veremos a seguir de que forma a coalhada pode contribuir com sua saúde e bem estar.

1 – Combate à anemia

Por ser fonte de ferro, o jenipapo – são 3,6 mg encontrados em uma porção de 100 g do fruto -, o jenipapo pode ser considerado um aliado no combate à anemia. Seja tanto para prevenir a doença ou como auxílio ao tratamento (que deve ser feito com acompanhamento médico), podemos dizer que o jenipapo pode auxiliar.

Em casos de anemia, recomenda-se tomar o suco de jenipapo, que pode ser adoçado com melado de cana, várias vezes ao dia.

2 – Estimula o apetite

Enquanto algumas pessoas sofrem para perder os quilinhos em excesso, outras têm dificuldade para engordar e possuem um peso abaixo do ideal. Isso pode acontecer em decorrência de um baixo apetite.

Sabendo que não comer a quantidade suficiente de alimentos saudáveis pode prejudicar o envio dos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do corpo, é importante tratar o problema.

E um dos benefícios do jenipapo é justamente neste sentido: ele oferece um estímulo ao apetite.

Isso pode ser útil ainda para as pessoas que precisam seguir uma dieta hipercalórica, acompanhada de treinamentos físicos de musculação, com o objetivo de atingir o crescimento muscular, mas, que não conseguem comer tudo o que o programa alimentar prevê.

3 – Controle das plaquetas do sangue

O suco feito à base do jenipapo é considerado eficiente no auxílio ao controle das plaquetas do sangue e pode ser recomendado para pacientes que passam por tratamento de quimioterapia. Para essas pessoas, a orientação é tomar dois copos de suco de jenipapo por dia. Ele deve ser batido no liquidificador e, então, coado antes de ser consumido.

De acordo com o Hospital do Câncer de Barretos, esse tratamento pode comprometer a capacidade da medula óssea de produzir plaquetas ou abaixar o número dessas células sanguíneas. Também chamadas de trombócitos, elas são responsáveis pela coagulação do sangue quando ocorre um sangramento.

A diminuição das plaquetas pode trazer problemas como feridas, coceiras, vermelhidão ou fazer o nariz ou a boca sangras.

O suco de jenipapo também pode ser utilizado para combater problemas de estômago.

4 – Afrodisíaco

O casal que precisa estimular ou apimentar a vida sexual pode se beneficiar com alimentos e bebidas afrodisíacos, ou seja, que impulsionam a libido e abrem o apetite sexual. E o jenipapo entra justamente nesta lista. Na parte das receitas com jenipapo deste artigo, você poderá conferir uma receita de suco afrodisíaco do fruto.

É claro que se o problema for grave, recomenda-se buscar acompanhamento e ajuda médica.

5 – Efeitos da gravidez

O fruto originado nas Américas ainda pode ser benéfico para as futuras mamães. É que ele pode auxiliar em relação aos vômitos com os quais algumas gestantes sofrem. Para casos como esse, a indicação é preparar o suco do fruto (cuja receita você poderá conferir abaixo, na parte das receitas com jenipapo), cozinhá-lo até que fique reduzido à metade.

Então, é preciso esperar um pouco e tomá-lo morno. A recomendação é ingerir uma colher de sopa a cada intervalo de duas horas.

6 – Bronquite

O jenipapo ainda pode ser benéfico contra a bronquite, tanto que dá origem a um xarope natural que ajuda no tratamento do problema. Veja como fazer o remédio:

Ingredientes:

Modo de preparo:

1 – Colocar a água, os jenipapos em pedaços e o limão-galego em uma panela e deixar cozinhar durante 40 minutos;

2 – Esperar esfriar e adicionar o mel. Guardar em um vidro.

A recomendação é que adultos tomem uma colher de sopa do xarope de duas a três vezes ao dia. Já as crianças devem ingerir uma colher de chá do remédio natural de uma a três vezes ao dia.

Observação: é fundamental que o tratamento contra a bronquite seja acompanhado por um médico. Portanto, ao ser diagnosticado com a doença, consulte-se com um, siga o que ele recomendar e converse com o profissional a respeito do uso do xarope de jenipapo.

Tratamento de outras condições de saúde

O jenipapo ainda é apontado como vantajoso para o tratamento de problemas de saúde como:

7 – Inflamações do sistema respiratório

8 – Asma

9 – Reumatismo

10 – Problemas nos rins, nos fígados e no baço

11 – Diarreia

12 – Úlcera

13 – Faringite

14 – Melhoria da circulação sanguínea

Receitas com jenipapo

Receita de suco de jenipapo

Ingredientes:

Modo de preparo:

1 – Cortar o jenipapo em pedaços;

2 – Levar os pedaços do fruto ao liquidificador juntamente com o copo de água e bater;

3 – Coar antes de servir.

O suco de jenipapo ainda pode beneficiar quem sofre com enterite crônica, que trata-se de uma inflamação que acontece na mucosa do intestino delgado. Para os diagnosticados com a condição, a orientação é consumir um copo do suco adoçado com mel diversas vezes ao dia.

Quem sofre com elefantíase, chamada ainda de filariose, uma doença parasitária que traz consigo uma reação inflamatória nos vasos linfáticos e deixa a perna afetada muito dilatada como a pata de um elefante, também pode se beneficiar com o suco do fruto. Para essas pessoas, a indicação é ingerir um copo de 200 ml da bebida quatro vezes ao dia.

Receita de suco afrodisíaco de jenipapo

– Ingredientes:

– Modo de preparo:

1 – Cortar o jenipapo em pedaços;

2 – Levar ao liquidificador junto com os outros ingredientes e bater. A indicação para quem deseja obter os benefícios afrodisíacos da bebida é consumi-la uma vez a cada dia.

*Quanto ao tribulus terrestris é importante saber que as mulheres devem ingeri-lo cinco dias antes da menstruação e retomar o consumo somente após o término do ciclo. Além disso, ele é contraindicado para pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de câncer, crianças, gestantes, e mulheres que estejam amamentando. As mulheres que sofrem com hipertrofia do clitóris, alterações na glândula suprarrenal, síndromes de androginia, quedas de cabelo e pele oleosa também não devem fazer uso do produto.



Fonte: Mundo Boa Forma



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais