Dicas Ecológicas

18 dicas para tornar a sua casa mais sustentável e ainda conseguir economizar

Compartilhe:     |  30 de setembro de 2018

Hoje em dia cuidar da saúde do planeta é uma prioridade e um dever de todos. Porque não começar pela sua própria casa? Veja algumas dicas de como pode fazê-lo.

18 dicas para tornar a sua casa mais sustentável e ainda conseguir economizar

Tem algumas preocupações com o planeta, mas será que está a ter consciência ambiental na sua própria casa? Ter um lar mais ecológico parte de si e com pequenas mudanças no nosso dia a dia conseguimos ter uma casa mais sustentável, otimizando recursos naturais.

Veja por isso 18 dicas ‘green’ para deixar a sua casa mais ecológica e ainda conseguir economizar.

1. OPTE PELAS LÂMPADAS DE BAIXO CONSUMO

As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas gastam até 80% menos energia, o que a longo prazo representa uma economia significativa para o seu bolso.

2. PREFIRA ELETRODOMÉSTICOS DE BAIXO CONSUMO

Ao comprar um eletrodoméstico prefira os da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia em comparação com os de classe A. Também está a economizar na conta da luz ao longo do tempo.

3. OTIMIZE O USO DO LAVA-LOUÇAS E DA MÁQUINA DE LAVAR

Ao invés de lavar apenas uma peça de roupa na máquina, acumule diversas peças, para lavar de uma única vez, economizando água e energia. O mesmo é válido para o lava-louças que ao ser utilizado cheio pode ajudar a economizar até 400 litros de água. A mesma dica é válida na hora de passar a ferro. Acumule diversas peças para passar de uma única vez, pois isso também estará a poupar na eletricidade.

4. REUTILIZE A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR

A água descartada pela máquina durante a lavagem pode ser usada para lavar a varanda ou o quintal. Caso more num apartamento pode reutilizá-la para lavar tapetes, panos de chão e até mesmo para a descarga na sanita, utilizando um balde de água.

5. APROVEITE MELHOR OS RECURSOS NATURAIS

Se puder ter uma casa com teto solar, ótimo. Mas se não puder, aproveite ao máximo recursos naturais como o sol e o vento. Apague as luzes durante o dia e aproveite ao máximo a luz solar. Aproveite sempre o calor do sol, quando é possível, para secar a roupa. Uma outra dica passa por pintar as paredes da casa de cores claras que ofereçam luminosidade. Abra as janelas para ventilar a casa, principalmente nos dias quentes ao invés do ar condicionado. Parece algo muito simples, mas a longo prazo economiza dinheiro.

6. TENHA UM BOM ISOLAMENTO NA SUA CASA

Para os dias frios, evite usar ar condicionado ou outros equipamentos para aquecer a casa. Para isso, além de fechar as janelas, evite que o frio entre vedando as janelas com massas próprias, instalando vidros duplos, toldos, persianas ou outros recursos. Assim economiza energia, poupa recursos e o seu bolso e o planeta agradecem.

7. NUNCA DEIXE OS APARELHOS ELÉTRICOS SEM USO LIGADOS NA TOMADA

O modo stand by é um vilão de gasto de energia que passa despercebido. Muitas vezes deixamos a televisão, micro-ondas e outros aparelhos eletrónicos ligados à tomada. Além de consumir energia, o modo stand by encurta a vida útil dos eletroeletrónicos. Então já sabe: quando for dormir ou trabalhar desligue o que for possível da tomada. Alguns frigoríficos já contam com o modo férias para consumir menos energia enquanto está fora.

8. FAÇA VOS SEUS PRODUTOS DE LIMPEZA SUSTENTÁVEIS

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) são substâncias tóxicas presentes em produtos de limpeza. Nem todos os compostos oferecem perigo à saúde humana, mas é importante ficar atento. A parte boa é que pode poupar dinheiro e deixar de se preocupar com os VOCs ao utilizar produtos como o vinagre, bicarbonato de sódio e limão para fazer misturas caseiras e deixar a sua casa limpa, sem agredir o meio ambiente e a sua saúde.

9. REUTILIZE SEMPRE QUE PUDER

Há tantos produtos que seriam descartados mas que podem ser reutilizados e transformados em novos objetos. Pense em cápsulas de café, tampas de garrafas, rolhas, pneus, garrafas ou enlatados. Veja algumas ideias na Internet do que pode reutilizar, seja em trabalhos da escola do seu filho, seja em objetos para casa e reutilize. Que tal uma base feito com rolhas de cortiça?

10. FAÇA UM AROMATIZADOR DE AMBIENTE CASEIRO

Deixe a sua casa muito mais cheirosa e o ambiente mais agradável com purificadores de ar naturais. Para economizar, pode fazê-lo com a essência da sua preferência.

11. TENHA SEMPRE PLANTAS EM CASA

As plantas, além de decorar a casa, são filtros energéticos segundo o Feng Shui e também melhoram a qualidade do ar. Escolha uma adequada ao seu lar e tenha sempre em casa.

12. ECONOMIZE ÁGUA EM PEQUENAS COISAS

Enquanto está a passar detergente nos pratos da louça ou enquanto escova os dentes, feche a torneira e procure tomar banhos rápidos. Lembre-se que a saúde do planeta também depende de si e já há muitas cidades no mundo a sofrerem com falta de água para as situações diárias.

13. VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO SEU LIXO

Todos os resíduos podem ter um fim que cause menos impacto ao planeta do que ser descartado num aterro sanitário. Separe o lixo reciclável do orgânico. Pilhas, por exemplo, podem ser colocadas em locais adequados que recebem este tipo de material.

14. TRANSFORME O LIXO ORGÂNICO EM ADUBO

Uma forma de reduzir a quantidade de lixo nos aterros, enriquecer o solo e tornar as suas plantas mais bonitas passa por transformar o seu lixo orgânico em adubo. Coloque o lixo orgânico – como restos e cascas de frutas, legumes e verduras, saquinhos de chá, pó de café, jornal e cartão – num recipiente e depois utilize-o para adubar as suas plantas em casa ou o seu jardim.

15. TRANSFORME O ÓLEO DE COZINHA EM SABÃO

Para evitar a contaminação da água e entupir a pia, não pode descartar o óleo de cozinha usado pelo cano abaixo. O ideal é armazená-lo num recipiente e levá-lo até um local que receba este tipo de material ou reutilizá-lo para fazer sabão caseiro. Já há vários tutoriais na Internet de como pode fazê-lo.

16. TENHA UMA HORTA VERTICAL

Tanto em vivendas como apartamentos, as hortas verticais são uma boa opção para cultivar plantas medicinais, plantas para temperos ou hortaliças orgânicas, proporcionando uma alimentação saudável, mais qualidade de vida e economia.

17. LEVE FRUTAS E ALIMENTOS EM RECIPIENTES LAVÁVEIS

Parece pouco, mas já imaginou se todos os dia levar de casa uma fruta lavada e embrulhada num guardanapo ou papel de alumínio? Pode evitar o gasto deste material, que vai para o lixo, acondicionando frutas e outros alimentos em potes laváveis que possam ser reutilizados depois. Aposte em recipientes de vidro para poupar também no consumo dos plásticos, tão prejudiciais ao ambiente.

18. REUTILIZE A ÁGUA DA CHUVA

Que tal aproveitar este recurso natural? Veja como montar um sistema de captação de água da chuva que pode ser usado para limpeza de calhas, telhados, quintais e afins.



Fonte: Sapo Lifestyle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais