Cursos e Congressos

1ª Mostra Gife de Inovação Social debate soluções para questões da agenda pública

Compartilhe:     |  7 de setembro de 2019

Marcado para 10 a 17 de setembro no Centro Cultural São Paulo, o evento reunirá centenas de iniciativas localizadas em diversas partes do País; confira a programação abaixo

Ao longo da nossa história, o fortalecimento contínuo dos modos de ação cidadã – na sociedade civil, no setor privado e na interação com a gestão pública – tem se mostrado decisivo para conquistas nas agendas social, ambiental e econômica, na expansão de direitos, liberdades e oportunidades.

O momento atual vem exigindo a renovação dessas capacidades nas várias dimensões da vida pública do país: educação, saúde, desenvolvimento social, meio ambiente e cultura, promoção da diversidade e da equidade, segurança e políticas urbanas, ciência e economia, política e democracia. Mais do que nunca, o sucesso nessas trilhas depende da habilidade para renovar o trabalho em rede, reunindo atores, esforços, visões e competências complementares nos temas em que é preciso avançar.

 A 1ª Mostra Gife de Inovação Social busca iluminar a multiplicidade de contribuições geradas ou impulsionadas pelo Investimento Social Privado e pela filantropia no País. Reunirá experiências, aprendizados e práticas de ação que se somam ao repertório de soluções para os desafios sociais e ambientais.

Mostra também se coloca como espaço de encontros para cocriação e compartilhamento de novas ideias, tendo no horizonte o valor da cidadania e a riqueza da pluralidade na construção de agendas públicas.

Diversidade

Mostra apresentará quase 300 soluções, desenvolvidas nas mais diversas partes do País. A contribuição do campo da filantropia estratégica para a inovação social se materializa em múltiplas práticas, projetos, programas, metodologias, temas e frentes de desenvolvimento. Um movimento comum, no entanto, guia as iniciativas: o fortalecimento do sentido público do investimento social privado. As soluções para os desafios compartilhados nascem essencialmente de ações coletivas, multisetoriais e envolvem uma ampla diversidade de atores.

A inovação social se traduz em práticas que dialogam com duas dimensões: o fortalecimento de capacidades de ação na sociedade como um todo, incluindo sociedade civil organizada, gestão pública, academia, setor privado e todos e todas enquanto cidadãos e cidadãs, e o desenvolvimento de novas soluções e modos de enfrentar os desafios com os quais lidamos a cada dia nas mais variadas camadas e temas da agenda pública.

“Sociedades bem-sucedidas começam pela habilidade de produzir envolvimento e interação positiva de seus vários atores para a produção de respostas na arena pública. Na soma de visões, esforços, habilidades e trajetórias dos múltiplos agentes no espaço da cidadania, dos centros de conhecimento e da gestão pública está a raiz da conquista de avanços coletivos, e o alicerce de sua perenidade. Em momentos de crise e fragmentação sociais é fundamental recordar esse pressuposto pluralista central, como base para renovar também o sentido comum de uma sociedade mais democrática, capaz de prover direitos e oportunidades para todos os seus integrantes e caminhar na direção de um desenvolvimento dinâmico, compartilhado e sustentável”, avalia José Marcelo Zacchi, secretário-geral do Gife.

Modos de ver

Mostra é composta por quatro momentos cênicos. No primeiro deles, será possível conhecer motivações e dados sobre o campo do investimento social privado e da filantropia no Brasil. Uma instalação audiovisual permite ao visitante ouvir diversas vozes que compõem esse campo e o que as move na busca de soluções para os desafios da agenda pública no país.

Na sequência, o visitante é levado a perceber as quase 300 contribuições da filantropia para a agenda pública no Brasil. No espaço seguinte é apresentado um panorama das soluções do campo filantrópico e do investimento social privado, organizadas em duas dimensões, distribuídas em dois grandes painéis: Ampliando Capacidades de Ação Coletiva – iniciativas que impactam especialmente no fortalecimento da ação pública, coletiva e cidadã da sociedade como um todo e também na gestão pública – e Soluções na Agenda Pública – iniciativas que se destacam especialmente por introduzir soluções, práticas de inovação e modos de enfrentar os desafios dos diferentes temas da agenda pública para gerar soluções novas e eficazes. Completa a experiência um grande mapa do Brasil, no qual é possível localizar todas elas, e outra instalação audiovisual que permite uma imersão nas soluções.

No terceiro espaço da Mostra é possível perceber como várias dessas iniciativas se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em dezembro de 2015 e que reúne os principais desafios da humanidade para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade. Um painel interativo permite relacionar os projetos que dialogam com cada um dos 17 objetivos.

Um espaço de convivência e interação completa o itinerário da Mostra, no qual o visitante é convidado a contribuir com a exposição deixando impressões, ideias e colaborações pessoais para um Brasil mais justo em um grande painel ao qual irão se agregando post its com todas essas contribuições, que ficarão assim visíveis aos visitantes. Esse material será posteriormente digitalizado e disponibilizado no site da Mostra, e todos os post its serão reciclados ao término da programação.

Atividades abertas ao público

Durante a Mostra serão promovidas atividades diárias abertas ao público e gratuitas. A participação se dá por ordem de chegada. Programação sujeita a alterações. Consulte o site da Mostra.

11/09

10h às 12h30

Encontro de Fazedores: Conhecimento e Inserção Cidadã

14h às 15h

Visita Guiada

15h30 às 17h

Panorama: Tecnologias para Bem Público

17h às 19h

Oficina de Cocriação: Doação e Financiamento de Causas

12/09

10h às 12h30

Encontro de Fazedores: Ambiente e Sustentabilidade

14h às 15h

Visita Guiada

15h30 às 17h

Panorama: Empreendedorismo Social

17h às 19h

Oficina de Cocriação: Mobilização e Comunicação Transformadora

13/09

10h às 12h30

Encontro de Fazedores: Equidade e Diversidade

14h às 15h

Visita Guiada

16h às 17h30

Conversa de Inovação

14 e 15/09

Visitas guiadas + bate papos

17/09

10h às 12h

Roda de Ideias: Filantropia Colaborativa

14 às 16h

Roda de Ideias: Fronteiras do Investimento Social

Contribuição para a agenda pública no País

Há pelo menos 30 anos, o Investimento Social Privado no Brasil tem se mostrado presente na construção e no impulsionamento de soluções para desafios relacionados com educação, formação de jovens para o trabalho e cidadania, cultura e arte, desenvolvimento local, meio ambiente, geração de trabalho e renda, apoio à gestão de organizações da sociedade civil, defesa de direitos, assistência social, saúde e comunicação, entre tantos outros.

O Censo Gife, uma das principais pesquisas sobre investimento privado no Brasil, apresenta, desde 2001, as principais tendências e mudanças na prática dos maiores investidores sociais privados do país. Publicado bienalmente, sua última edição, com dados relativos ao ano de 2016, foi lançada em 2017. Nova edição será divulgada no final deste ano.

Perceber as áreas e segmentos nos quais os investidores sociais têm se movimentado e contribuído para o desenvolvimento de soluções torna possível também observar a abrangência da atuação e as áreas mais carentes, o que permite identificar lacunas e estimular a presença de investimento em outras temáticas.

Serviço

1ª Mostra Gife de Inovação Social

Data: de 10 a 17 de setembro de 2019

Horário: Terça a sexta (10/09 a 13/09), das 10h às 20h;  sábado, domingo e terça (14,15 e 17/09) das 10h às 18h

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro nº 1.000, Paraíso, São Paulo

Gratuita e aberta ao público

Realização: Gife

Correalização: Centro Cultural São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Apoio: Itaú Social, Fundação Bradesco, Fundação Lemann, Fundação Tide Setubal, Instituto C&A, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Ford Foundation

Apoio institucional: Pnud, SDG Philanthropy Plataform e Estratégia ODS.

Site: mostra.gife.org.br



Fonte: Página 22



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais