Notícias

1ª Virada Cultural para preservação do Parque Parahyba acontece em outubro

Compartilhe:     |  13 de setembro de 2019

O Comitê Gestor do Parque Parahyba, localizado no bairro do Bessa, em João Pessoa, vai promover nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em parceria com o Governo do Estado, a primeira edição da “Virada Cultural e Sustentável Parque Parahyba”. O evento, cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a necessidade de se preservar o equipamento, terá como ponto alto a Corrida dos Parques, além de shows, contação de história, apresentação de palhaços, entre outras atividades.

Obra realizada pelo Governo do Estado, o Parque Linear Parahyba revitalizou uma área importante para a região, proporcionando qualidade de vida aos moradores. Apenas na segunda etapa, a mais extensa e considerada a mais complexa, foram investidos recursos na ordem de R$ 4,2 milhões, atendendo às necessidades apontadas pelos moradores, a exemplo de calçadas com contorno em todo o perímetro, ciclovia e estacionamentos.

O Comitê Gestor do Parque Parahyba é composto por 300 moradores, segundo o presidente Dema Macedo, que destaca a importância da primeira Virada Cultural: “Vamos promover a cultura, o esporte, a preservação do meio ambiente, com plantio de árvores e reflorestamento, com foco na importância que o Parque Parahyba tem para todos nós, já que nos proporcionou mais qualidade de vida”, disse.

Programação geral

A programação da 1ª Virada Cultural e Sustentável Parque Parahyba começa às 9h do dia 4 de outubro, com contação de história no Pé de Livro e atividade ambiental no Jardim de Mel, no Parque Parahyba 1.

Já a programação no Parque Parahyba 2 terá início às 17h, com apresentação das Bandas Os Fulano, 3 D, além de oficinas práticas sustentáveis e exposição de animais empalhados pela Polícia Ambiental. Há ainda distribuição de sementes para incentivo de horta urbana e educação ambiental (Aquário Paraíba).

A programação prossegue no sábado (5), com tributo à natureza com o cover de Luiz Gonzaga, Walter Luiz, homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro, com o poeta e compositor Bira Delgado, judô para crianças, encontro de pets pela ONG Acãochego, adoção de animais, cãominhada, e palestra sobre a importância das vacinas e doenças de pele, além de um ‘aulão’ sobre adestramento.

Corrida dos Parques

O ponto alto da programação da 1ª Virada Cultural e Sustentável Parque Parahyba será no domingo (6), com a Corrida dos Parques, a partir das 6h. A corrida será de 5km e 10 km, e a expectativa é de que mil pessoas participem do evento. As inscrições, que vão até o dia 3 de outubro, custam R$ 65 e acompanham medalha de madeira de reflorestamento e ecobag. Os recursos serão para custear a estrutura do evento e auxiliarão, ainda, na manutenção do Parque.

O encerramento ocorrerá no Parque Parahyba 1, das 17h às 22h, com Feira Criativa da Virada, apresentação de palhaços, roda de capoeira. “Além disso, vamos ter diversas atividades esportivas ocorrendo durante todo o dia nos Parque Parahyba 1 e 2”, acrescentou Dema Macedo.



Fonte: Espaço Ecológico - Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais