Notícias

“2020 pode piorar”: campanha alerta para possibilidade de nova gripe suína

Compartilhe:     |  20 de julho de 2020

“É absolutamente absurdo continuarmos a permitir que indústrias continuem causando doenças infecciosas”

Uma campanha avisa que 2020 “pode piorar” após pesquisadores chineses identificarem um novo tipo de gripe suína, que segundo eles tem o potencial de “causar a próxima pandemia”.

A organização de proteção animal Surge lançou um vídeo sobre a descoberta intitulada “Como 2020 pode estar próximo de ficar muito pior” como parte da sua campanha “Não se, mas quando”.

“Não se, mas quando”

A campanha explora a conexão entre o G4 EA H1N1 e as fazendas de porcos – não apenas a respeito das fazendas na China, mas também faz uma ligação a tipos anteriores da H1N1 que foram encontrados em fazendas ao redor do mundo, incluindo Europa e América do Norte.

Também destaca como o consumo de animais tem contribuído para o surgimento da próxima pandemia zoonótica – questões a respeito da continuidade da agricultura animal passaram a receber mais apoio devido a isso.

“Absolutamente absurdo”

“O nosso propósito com a campanha ‘Não se, mas quando’ é destacar como, se continuarmos com a pecuária, nós teremos problemas com doenças zoonóticas infecciosas e pandemias, conforme foi destacado em um relatório recente das Nações Unidas”, disse Ed Winters, codiretor da Surge, em um pronunciamento enviado a Plant Based News.

“É absolutamente absurdo que as industrias tenham permissão de continuar causando doenças infecciosas, e não é só isso, mas nós os subsidiamos e isso piora ainda mais o problema. Se nós continuarmos nessa estrada que estamos seguindo, então nós consistentemente estaremos correndo o risco de uma próxima pandemia”.



Fonte: Anda - Maria Luiza Santos



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais