Notícias

21 de setembro: Dia da Árvore: comemore plantando uma árvore!

Compartilhe:     |  21 de setembro de 2019

Sem as árvores não haveria condições de existir vida em nosso planeta, por isso, além de um dia comemorativo do calendário dedicado a este ser vivo do Reino Vegetal, é necessário valorizar, cuidar e plantar mais árvores, pois elas purificam o ar, embelezam a paisagem e trazem mais abundância à nossa existência!

O dia 21 de Setembro no Hemisfério Sul antecede o início da Primavera, que, conforme o ano, pode ser entre os dias 22 e 23 de setembro.

A finalidade desse dia é promover a preservação das Árvores, das Florestas e a proteção do meio ambiente com atitudes que tragam benefícios à Natureza, além de trazer à tona questões como o aumento da poluição e do aquecimento global devido ao desmatamento.

Saiba mais sobre importância da árvore, os benefícios e ensinamentos que esse ser nos traz e como contribuir para arborizar nosso planeta.

Os Benefícios das Árvores

São muitos os benefícios que as árvores nos trazem, desde a sombra que refresca nos dias quentes, como o oxigênio que respiramos e as frutas que nos servem de alimento.

As árvores com sua transpiração promovem a umidificação do ar, refrescando e melhorando as condições do ambiente.

Outros benefícios das árvores é que elas filtram o ar eliminando poeira e outras partículas, absorvem o dióxido de carbono, um dos gases responsável pelo efeito estufa, e outros poluentes atmosféricos como o dióxido de enxofre, o ozônio e o monóxido de carbono.

Além disso tudo, a presença de árvores no ambiente  proporciona efeito calmante em nosso corpo, reduzindo o estresse da vida contemporânea.

Os Ensinamentos da Árvore

E, ainda, a árvore traz ensinamentos para nossa Vida, tais como:

Generosidade, Acolhimento e Capacidade de se Doar

As árvores nos dá tanto, sem pedir nada em troca, sem interesse, manipulação e distinção.

Boas vibrações

As árvores têm o poder de energizar e trazer bos vibrações nos fazendo sentir melhores.

Estar em meio às árvores é revigorante, restaurador, calmante e revitalizante, promovendo nossa saúde física, mental e emocional.

Resiliência, Paciência, Coragem e Firmeza

Para se desenvolverem, as árvores levam anos, enfrentando condições hostis e intempéries e, nem por isso desistem. Seguem se desenvolvendo e fincando suas raízes no solo para se manterem firmes.

Força de Regeneração

É incrível como as árvores têm o poder de se regenerar!

Em uma estação, ficam secas e com o passar do tempo florescem, mostrando que viver é estar em constante mudança e transformação.

Continuidade da Existência

Mesmo quando morrem, as árvores nos dão prova que a existência delas continua, porém, sob outras formas, como por exemplo: abrigo de aves ou morada de outras espécies vegetais, sustento do solo, suas raízes podem brotar novos rebentos dando origem à novas árvores.

E, assim, a Existência continua através delas!

Comemorando o Dia da Árvore

Viu como as Árvores são importantes e fundamentais para nossa Vida? Por isso, que tal comemorar o Dia da Árvore, plantando uma?

Outras ações que podem ser promovidas nesta data são:

Comemore esse Dia tendo em mente que Árvore é Vida, por isso, plantemos mais  Árvores! Compartilhe essa ideia.



Fonte: Greenme - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais