Notícias

21 principais óleos essenciais, conheça seus efeitos e como usá-los

Compartilhe:     |  7 de janeiro de 2021

Eles estão cada vez mais em alta. Isso porque os óleos essenciais trazem inúmeros benefícios, seja na aromaterapia ou na nossa rotina de beleza, sabia? “Tratam o físico e o emocional de forma natural, sem grandes contraindicações”, explica a psicanalista e terapeuta no assunto Silvia Helena Barros (@silviahelenabarros).

Cada um é indicado para objetivos específicos, mas o problema é que são tantos cheiros que às vezes podemos nos confundir. Pensando nisso, consultamos especialistas para elencar os efeitos dos principais óleos essenciais. Confira:

Como usar? 

Vai depender do método que você deseja utilizar. A aromaterapia, por exemplo, pode ser feita com difusores e aromatizadores, ou por inalação. Já na rotina skincare, os óleos essenciais são misturados a máscaras e cremes, em compressas, nas massagens…

Isso porque, por serem altamente concentrados, dificilmente recomenda-se a aplicação direta sobre a pele. O correto é adicionar uma pequena quantidade em algo que você usa no dia a dia. “É fundamental prestar atenção na proporção (geralmente algumas gotas) indicada. Só não pode aplicar quem tem alguma intolerância ou alergia ao princípio ativo (planta)”, complementa Silvia Helena Barros. Confira um guia com o passo a passo aqui.

Na hora de comprar, considere o nível de pureza do produto. “Se não for puro, o óleo pode levar micro-organismos e até metais pesados ao organismo, comprometendo o tratamento. O consumidor deve procurar um selo de pureza na embalagem, como o Certificado de Pureza Testada e Garantida (CPTG)”, diz a terapeuta.

21 principais óleos essenciais

Bowonpat Sakaew / EyeEm/Divulgação

Explicações de Cristiane Pagliuchi (@cristiane_wnf), aromaterapeuta, osmóloga, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da Vegana; Giseli Fernandes, química da Phytoterápica; e Joel Aleixo (@joelaleixo), alquimista da AlkhemyLab by Joel Aleixo.

É revigorante, desintoxicante, proporciona alegria e disposição. Compre aqui.

WNF/Divulgação

Possui propriedades antidepressivas e age como desintoxicante. No ambiente, equilibra as emoções, tirando o cansaço extremo.  Traz alegria e  motivação para ajudar na rotina diária. Compre aqui.

Antidepressivo e lipolítico, ajuda no corpo para quebra de gordura localizada e celulite. Compre aqui.

Alkhemy Lab/Divulgação

É o óleo mais consumido e tradicional do mundo.  Ele ajuda a acalmar, trazer paz e equilíbrio para ambientes agitados. Também auxilia em noites de sono regeneradoras e é um excelente relaxante muscular. Compre aqui.

Possui propriedades de tranquilizar e seu aroma é mais fresco do que o da lavanda francesa. Além disso, proporciona ação respiratória, descongestionante e antisséptica. Compre aqui.

Como usar: misture 24 gotas do óleo essencial em 60 ml de óleo vegetal de semente de uva, rosa mosqueta, amêndoa doce ou germe de trigo. Use todos os dias. Essa concentração é segura para aplicar na pele, unhas e cabelos.

Excelente purificador e antisséptico de ambientes, além de ajudar na imunologia em geral — antiviral, bactericida e contra fungos e micosesCompre aqui.

Como usar: em unhas encravadas, inflamadas e com micoses, pingue puro (apenas 1 gota na unha) e depois massageie. Para o couro cabeludo com caspa e seborreia, pingue 1 gota na palma da mão, junto com o shampoo.

Antibacteriano e antiviral. Auxilia no trato respiratório, além de proporcionar alegria e motivação para viver a vida, já que é um cítrico potente. Compre aqui.

Como usar: esse óleo essencial é fotossensível. A diluição dele deve ser no máximo 16 gotas em 60 ml de óleo vegetal. Não exponha as partes do corpo ao sol.

Estimula o foco e a concentração, e pode auxiliar na diminuição da tensão e da dor muscular. Já na beleza, ele pode ser colocado dentro de shampoos ou condicionadores para auxiliar no fortalecimento dos fios e na prevenção da queda. Compre aqui.

Como usar: para a pele, o óleo de alecrim é excelente para amenizar acnes, poros dilatados e peles oleosas. Pode usar na máscara de argila também. No cabelo, ele ajuda no crescimento. Pingue 1 gota na palma da mão junto com o shampoo.

Estimulante para a mente e purificante, a Hortelã-pimenta pode auxiliar em lesões, acne, vermelhidão ou inflamação crônica na pele, além de também repelir insetos. Compre aqui.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com benefícios para o pulmão e vias respiratórias, também proporciona bem-estar, principalmente pelo seu poder descongestionante. Compre aqui.

Calmante, oferece bem-estar com seu aroma e, em conjunto com produtos de beleza, tem efeito hidratante. Compre aqui

Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem fazer parte da rotina de beleza. Compre aqui.

A Sálvia é uma boa opção para banhos de ervas por conta das suas propriedades que auxiliam no controle da ansiedade. Porém, também tem propriedade secativa e adstringente, podendo ser usada em peles oleosas colocando algumas gotas em produtos carreadores, como cremes e loções. Compre aqui.

Também tem benefícios para os cabelos, oferecendo brilho aos fios, hidratação para o couro cabeludo, fortalecimento e restauração das pontas duplas. Pode ser usado também para o combate da caspa e queda capilar. Compre aqui.

É potente antimicrobiano, combatendo diversos tipos de bactérias como Streptococcus, Salmonella, Pseudomonas e E. Coli. É circulatório e vasodilatador (anticoagulante). Também alivia dores reumáticas e musculares, bem como cólicas menstruais. Eficiente inseticida natural. Tem capacidade de inibir a produção de melanina da pele, sendo útil para combater manchas escuras. Compre aqui.

Bom para celulite e queda de cabelo. Possui propriedade antirrugas, pois aumenta a produção de colágeno e elastina. Compre aqui.

É fungicida, combatendo micoses de pele e unhas. Além disso, diminui a transpiração excessiva e o mau odor dos pés. Na pele, é indicado para as oleosas, acneicas e inflamadas. Compre aqui.

Indicado em casos de micoses de unha. Na pele, atua contra: oleosidade, acne, espinhas e linhas de expressão, pois é antioxidante. Combate caspa e dá brilho aos cabelos. Compre aqui.

Produz efeito calmante e tonificante à pele. Indicado para peles maduras, proporciona limpeza e auxilia na prevenção de rugas. Na aromatização produz efeito calmante e relaxante. Na massagem linfática, auxilia no tratamento contra celulites. Compre aqui.

É altamente antioxidante e anti-inflamatório; além de expectorante, mucolítico, analgésico, febrífugo, descongestionante venoso e linfático e digestivo. Por isso, é indicado como tônico para a pele. Útil na drenagem linfática. Compre aqui.

Traz muitos benefícios para a pele, equilibrando a produção sebácea, regenerando as células em casos de marcas de cicatrizes, queloides, eczemas, infecções de pele e rachaduras. Também pode ser usado como desodorante natural pois diminui a transpiração das axilas e pés. Compre aqui.

Bônus: receita de máscara de argila para uso de óleo essencial

Num pote de plástico, vidro, porcelana ou silicone, adicione 1 colher (sopa) de argila. Pingue água ou hidrolato, bem pouquinho mesmo, o suficiente para formar uma pasta. Em seguida, pingue 1 gota do óleo de sua preferência ou de acordo com o que vai tratar (acne, pele madura, melasmas), na máscara de argila (branca, preta, amarela, verde ou vermelha). A proporção é de 1 gota para 1 colher de sopa de argila (e um pouco de água).



Fonte: Boa Forma - POR AMANDA PANTERI Leia mais em: https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/21-principais-oleos-essenciais-seus-efeitos-e-como-usa-los/



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais