Dicas Ecológicas

4 dicas para criar uma decoração sustentável

Compartilhe:     |  13 de novembro de 2020

Confira 4 passos simples para aplicar a decoração sustentável e contribuir com o meio ambiente!

4 dicas para criar uma decoração sustentável

sustentabilidade é uma temática cada vez mais presente na vida da população. Afinal, com a degradação ambiental e os efeitos das mudanças climáticas e das ações humanas, tornou-se fundamental buscar medidas que minimizem esses impactos.

Dessa forma, na medida em que a preocupação com o meio ambiente cresce, a decoração sustentável se torna uma busca cada vez mais constante entre proprietários, moradores e até mesmo profissionais que atuam com projetos arquitetônicos e designers.

Nesse sentido, todo mundo sonha em decorar o imóvel de forma prática, simples e moderna, não é mesmo?

Imagina só poder conciliar a beleza de um espaço com o respeito ambiental? Pois bem, é possível garantir isso trabalhando com a decoração sustentável!

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos este post. Nele, você verá 4 dicas simples e fáceis para aplicar a decoração sustentável, tornar o seu imóvel mais moderno e contribuir com o meio ambiente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Espalhe plantas pela casa

O primeiro passo para criar uma decoração sustentável é espalhar plantas por toda extensão do seu imóvel. Inclusive, assim é possível obter um ar mais puro, fresco e manter o ambiente arejado.

No entanto, é fundamental destacar a importância de dar preferência às plantas brasileiras, uma vez que é possível contribuir com a flora nacional. Para isso, utilize samambaias, bromélias, suculentas e filodendros, que são opções econômicas e fáceis de cuidar.

Além disso, opte por vasos compostos por materiais que não geram impactos nocivos ao meio ambiente, como barro, cerâmica e madeira.

2. Aplique uma boa dose de criatividade

É quase impossível falar sobre a decoração sustentável e não mencionar a criatividade, ou seja, o famoso ‘’Faça Você Mesmo’’. Aliás, reutilizar objetos e aproveitar materiais que teriam o lixo como destino é uma das premissas da sustentabilidade.

Dessa forma, você pode reutilizar caixotes de madeira, latinhas de alumínio, filtro de ar, potes e garrafas de diversos formatos, canos PVC, entre outros materiais que podem ser reaproveitados.

3. Compre produtos e materiais sustentáveis

Outro ponto muito importante é optar por produtos e materiais que são sustentáveis. Por isso, é fundamental observar, avaliar e perguntar sobre os itens na hora da compra, a fim de contribuir com o meio ambiente e, claro, com o seu bolso.

Sendo assim, avalie um item desde a sua origem até os processos de execução. Além disso, lembre-se de analisar a preocupação socioambiental do fornecedor, a composição da embalagem, o tipo de material utilizado, entre outras medidas.

Além disso, uma excelente alternativa é contar com móveis e decoração em madeira, como um quiosque de madeira, entre outros.

4. Aposte na iluminação natural

Por fim, a sustentabilidade também exige a economia de recursos, como a redução do consumo de energia elétrica.

Para isso, busque apostar na iluminação natural, uma vez que ela pode proporcionar diversas emoções e sensações.

Dessa forma, tente utilizar grandes janelas para dar entrada a luz natural, eliminando a necessidade de acender luzes artificiais durante o dia. Mas, caso isso não seja possível, as clarabóias podem ser ótimas saídas.

Contudo, falando sobre a iluminação artificial, dê preferência às lâmpadas de LED, que consomem dez vezes menos energia do que as lâmpadas dicroicas.

Por fim, se você precisa de meios reservas de energia, busque alugar gerador de energia com empresas que prezam pela sustentabilidade e pela conservação do meio ambiente.

Gostou do nosso post sobre como criar uma decoração sustentável? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

* Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.



Fonte: O Debate - Ideal Trends



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais