Notícias

4 programas para fazer ao ar livre e que respeitam o distanciamento social

Compartilhe:     |  5 de julho de 2020

Após um longo período sem sair de casa, as pessoas estão começando a voltar a sair de casa. Mas, ainda assim, os cuidados precisam continuar, por isso, pesquisadores estão tentando encontrar maneiras para que as pessoas possam sair um pouco de casa, com segurança.

Felizmente, existem formas de fazer isso, desde que o distanciamento seja mantido e a saúde continue sendo considerada prioridade. Confira algumas dicas:


  1. Vá às compras no campo

Alguns especialistas sugerem que o risco de coronavírus é menor ao ar livre do que em ambientes fechados, por isso, quem mora perto de áreas rurais tem a oportunidade de comprar frutas, legumes e verduras direto do produtor – o que pode ser menos prejudicial do que ir ao supermercado. Mas, ainda assim, vale o alerta: “o risco é menor ao ar livre, mas não é zero”, disse Shan Soe-Lin, professor do Instituto Jackson para Assuntos Globais em uma entrevista.

Um estudo recente descobriu que uma simples conversa pode lançar milhares de gotículas capazes de permanecer suspensas no ar de oito a 14 minutos. No entanto, o risco de inalar essas gotículas é menor ao ar livre.

Por isso, escolha ir fora de dias e horários em que possa haver mais pessoas e use máscara!


  1. Faça uma caminhada

Muitos parques ainda não estão abertos ao público, de qualquer forma, é possível fazer uma caminhada pelas ruas do seu bairro. No entanto, escolha um horário em que há poucas pessoas, como as primeiras horas da manhã. Além de contribuir para aliviar o estresse, essa é uma ótima forma de respirar um pouco de ar fresco e permanecer ativo.


  1. Cultive uma horta ou jardim

Se você tem espaço, aproveite para cultivar uma horta ou um jardim. Dependendo de onde você mora, é possível até cultivar uma horta comunitária, em um terreno, quintal e até mesmo no condomínio!

Ao escolher o que plantar, faça uma lista das verduras, temperos, frutas e legumes mais fáceis de serem plantados e aproveite para desestressar e aliviar a ansiedade causada pelo coronavírus.


  1. Assista um filme ao ar livre

Muitas cidades estão resgatando as sessões de cinema ao ar livre – os antigos drive-in, populares nos anos 1950 -, onde o público pode assistir aos filmes de dentro do carro. A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, inaugurou um Cine Drive-In no Caminho Niemeyer. O mesmo vem acontecendo em São Paulo, Jacareí, Ribeirão Preto e em muitos outros municípios brasileiros, que redescobriram esta forma de entretenimento e agora a oferecem para quem busca um pouco de diversão, mas não quer correr riscos.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais