Ecologia e Saúde

4 receitas saudáveis para festas juninas

Compartilhe:     |  12 de junho de 2015

Nutricionista lista receitas para manter hábitos saudáveis nas festas.

Nutricionista lista receitas para manter hábitos saudáveis nas festas.

Junho chegou e traz consigo as tradicionais fogueiras e quadrilhas. A temporada também reúne uma série de tentações gastronômicas capazes de tirar qualquer um da dieta mais rigorosa. Confira então algumas dicas para aproveitar a festança sem deixar a saúde de lado.

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, a saída é consumir estas delícias de forma equilibrada, apostando em opções gostosas, porém balanceadas. “O ideal é optar por quitutes mais saudáveis e comer com moderação. É importante elaborar receitas com alternativas de baixo teor calórico, com menos gorduras e açúcares. No caso do arroz doce, por exemplo, a proposta é trocar o leite integral pelo desnatado”, indica.

Flavia também alerta para a ingestão de bebidas alcoólicas que, além de desidratar, são calóricas. “Além de beber com moderação, recomenda-se intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água ou suco natural de frutas, o que dilui os componentes alcoólicos e evita a desidratação”, explica.

Já o gengibre e a canela, ingredientes presentes em diversas receitas da época, estão liberados. “Eles possuem ação termogênica, que contribuem no aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a oxidação das gorduras”, ressalta Flávia.

Confira as receitas:

– Paçoca de nozes


iStock

Ingredientes:

200g de nozes

2 colheres de sopa de cacau em pó

4 colheres de sopa de xarope de agave

1 pitada de sal

Modo de preparo: Levar as nozes ao forno médio por 5 minutos. Esperar as nozes esfriar e levar ao processador com o xarope de agave até virar uma farinha. Misturar o cacau, espalhar em um refratário ou prato, cortar em pequenos quadrados e servir.

Obs: As oleaginosas podem ser variadas para o preparo da paçoca, podem ser utilizadas também avelãs, castanhas e outras. No caso das avelãs, ela vai soltar a pele quando estiver tostada. Para tirar a pele, pegue um guardanapo de pano e esfregue as avelãs nele até a pele soltar por completo.

Rendimento: 20 porções quadrados pequenos

Valor calórico por porção: 71kcal

– Arroz doce integral


iStock

Ingredientes:

1 litro de bebida vegetal de arroz

½ xícara de açúcar demerara

¼ de xícara de leite de coco

¾ de xícara de arroz integral

2 unidades de canela em pau

1 colher de café de raspas de limão

Canela em pó para salpicar

Modo de preparo: Numa panela funda, colocar a bebida vegetal, o leite de coco, o açúcar e a canela, aqueça em fogo alto até começar a ferver. Acrescentar o arroz, já lavado, e diminuir o fogo. Cozinhar, com a panela destampada, por 40 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicionar as raspas de limão e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que o arroz esteja macio e a mistura comece a engrossar. Retirar do fogo, distribuir em 6 taças, polvilhar canela em pó e servir.

Rendimento: 06 porções

Valor calórico por porção: 178 calorias

– Pudim pé de moleque


iStock

Ingredientes

1 e ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído

1 lata de creme condensado de soja

2 vezes a mesma medida de extrato de soja

3 ovos

Para Caramelizar

1 xícara (chá) de açúcar demerara

Modo de preparo: Caramelize uma forma para pudim com o açúcar. Coloque ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído no fundo da forma e reserve. No liquidificador, bata o creme condensado de soja, o extrato de soja, os ovos e o restante do amendoim. Despeje na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e cozinhe em banho-maria, na panela de pressão, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, leve-o à geladeira e desenforme-o. Se preferir, espalhe amendoim sobre o pudim antes de servir.

Rendimento: 8 porções

Valor calórico: 324 Kcal por porção

– Canjica light


iStock

Ingredientes:

1 xícara (chá) de milho para canjica

4 cravos

2 pauzinhos de canela

1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz

1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz em pó

3/4 de xícara (chá) de coco ralado seco

1 pitada de sal marinho

Adoçante culinário a gosto

Canela em pó para decorar

Modo de preparo: Cozinhe na panela de pressão o milho com dois litros de água, o cravo e a canela em pau por uma hora em fogo médio. Tire do fogo e deixe sair à pressão. Escorra o líquido e reserve o milho cozido e uma xícara do caldo. Descarte as especiarias. Transfira para a panela e misture os dois tipos de bebida vegetal de arroz, o coco, o sal, o adoçante, o caldo reservado e o milho. Cozinhe até o caldo engrossar. Salpique canela em pó e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Valor calórico: 251 Kcal por porção

Fonte: CicloVivo



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais