Notícias

4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental exibe cinco filmes sobre biodiversidade

Compartilhe:     |  13 de março de 2015

Devastação de florestas, secas, enchentes, mudanças climáticas e organismos geneticamente modificados tem ameaçado a biodiversidade do planeta. Grandes empresas têm se destacado no controle de patentes de sementes, dificultando a vida dos agricultores familiares. Os filmes desta temática refletem estas questões, mostrando ao mesmo tempo a beleza da biodiversidade e a necessidade de preservá-la. Confira:

A Invasão

É um curta-metragem que retrata uma espécie exótica invasora, a Heracleum mantegazzianum, que coloniza rapidamente a várzea de um rio do norte da Inglaterra. Parte história natural, parte ficção científica, e com trilha sonora de Lord Mongo, o filme apresenta o intruso alienígena tanto como uma perigosa ameaça tóxica quanto uma comovente maravilha natural. Veja mais detalhes aqui.

Era uma Vez uma Floresta

O filme convida seu público para um nunca antes visto mundo de maravilha naturals e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capazes de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza, convocando o público a entrar, descobrir e se maravilhar com um universo de tesouros incalculáveis, enquanto une sua voz à crescente consciência da necessidade de preservar nosso mundo. Veja mais detalhes aqui.

Nuoc 2030

O Vietnã do Sul é severamente afetado pelas mudanças climáticas, que provoca que quase metade de suas terras cultivadas seja engolida pela água, levando as pessoas a morar em casas flutuantes e subsistir da pesca, cuja oferta está se esgotando. Ao seu lado há uma enorme fazenda flutuante multinacional produzindo vegetais que se tornaram valiosas commodities. No entanto, essa tecnologia não testada pode causar danos perigosos à saúde. Esta história futurista acompanha uma jovem mulher em sua jornada para descobrir a verdade sobre o assassinato de seu marido, que ela suspeita ter sido assassinado pelas pessoas da fazenda flutuante. Veja mais detalhes aqui.

O Semeador

No Vale do Kamouraska, no Quebec, Patrice Fortier inicia sua empresa de sementes, La Société des plantes. Como um copista da Idade Média, ele meticulosamente preserva raros e esquecidos cultivares com o objetivo de criação das “heranças do futuro”. Ao jardinar, Patrice sonha acordado e transforma suas colheitas em projetos artísticos. As estações passam, sua paciência e cuidado expressam sua paixão e conhecimento, e seu banco de sementes cresce. Seus pequenos armazéns de vida acabarão brotando em milhares de hortas ao redor do mundo. Veja mais detaques aqui.

Próspera Montanha

Através de uma narrativa reveladora, o filme explora a paisagem global específica do Ártico, que desempenha um papel em um frágil sistema ecológico. Pelo retrato do aparentemente inóspito inverno polar, somos apresentados à intervenção humana nos esforços de mineração, transporte e armazenamento global de sementes. Veja mais detalhes aqui.

Acompanhe a Mostra nas redes:

www.ecofalante.org.br/mostra

https://mostraecofalante.wordpress.com/

facebook.com/mostraecofalante

twitter.com/mostraeco

https://vimeo.com/mostraecofalante



Fonte: Ecofalante



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais