Dicas Ecológicas

5 dicas para criar um projeto sustentável para apartamento

Compartilhe:     |  22 de novembro de 2020

Qualquer esforço vale a pena para reduzir os impactos ambientais negativos do nosso estilo de vida. Até mesmo vivendo em um apartamento na cidade grande é possível optar por alternativas domésticas mais ecológicas. É o caso de projetos sustentáveis que também podem trazer benefícios econômicos aos moradores, já que ajudam a economizar energia e água.

Confira nas dicas a seguir como implantar um sustentável no seu apartamento.

1- Invista em iluminação

Um projeto sustentável deve garantir menor consumo de energia elétrica. Lâmpadas LED e fluorescentes são mais econômicas do que as incandescentes que, apesar de mais claras, acabam convertendo energia em calor e aumentando o consumo.

Outra dica de iluminação é a instalação de sensores de movimento, principalmente nos espaços de passagem, como corredores. Eles acendem a luz quando detectam a presença de alguém e apagam quando a região fica vazia, evitando o famoso “esqueci de apagar as luzes” que acaba desperdiçando energia.

2 – Instale acessórios que racionem o uso de água

No projeto sustentável deve haver utensílios de qualidade, mas que economizem recursos. É o caso do chuveiro. Peça modelos com baixo fluxo de água para evitar o desperdício.

3 – Aposte em uma área verde

Se o seu apartamento tiver varanda, pode criar um jardim para cultivar plantas. As áreas verdes servem como barreira acústica contra ruídos de fora, caso sejam cultivadas na sacada ou próximas às janelas, além de deixarem a temperatura mais amena, o que contribui para economia de energia com ar-condicionado.

Caso não tenha esse espaço, você pode fazer um jardim vertical no local mais iluminado do apartamento. Toda a estrutura e os vasinhos podem ser feitos com potes e embalagens que você descartaria, como aqueles vidros de molho de tomate, por exemplo. E você ainda consegue cultivar hortaliças, ervas e temperos para seu consumo próprio e de forma sustentável.

4 – Utilize mobília reaproveitada ou usada

O projeto sustentável também pode incluir a mobília. Ao investir em móveis reformados, você não somente economiza, como também contribui para evitar que eles sejam descartados no meio ambiente.

Se mesmo sabendo disso, você optar por planejar os móveis ou comprar novos, verifique a procedência do material utilizado, principalmente se forem de madeira, para evitar comprar modelos feitos de matéria-prima proveniente de desmatamento ilegal. Em São Paulo, é possível verificar isso consultando fabricantes que possuem o Selo Madeira Legal e cumprem a legislação ambiental.

Outra opção é investir em móveis feitos com materiais reciclados ou reprocessados. É o caso de paletes e caixotes, que podem ser transformados em sofás, estantes e até camas. Basta ser criativo ou procurar por empresas que fazem esse tipo de mobília para complementar o projeto sustentável do seu apartamento do jeito que imaginou.

5 – Estenda o projeto sustentável ao seu condomínio

Quem mora em apartamento tem que compartilhar espaços comuns com outras pessoas e, muitas vezes, se adaptar às decisões da maioria. Por isso, é importante participar das reuniões de condomínio, para deixar suas ideias também. Quem sabe uma delas pode contribuir tanto para o condomínio quanto para meio ambiente?

Algumas medidas simples, como colocar sensores de luz nas áreas comuns, lixeiras para separação do lixo, coleta para reciclagem e outras medidas podem fazer com que sua consciência sustentável saia do apartamento e se estenda pela vizinhança.



Fonte: Estadão



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais