Dicas Ecológicas

5 dicas para economizar água na limpeza doméstica

Compartilhe:     |  2 de abril de 2017

Alguns cuidados práticos na rotina podem ajudar a diminuir o desperdício de água.

Alguns cuidados práticos na rotina podem ajudar a diminuir o desperdício de água.

Alguns cuidados práticos na rotina podem ajudar a diminuir o desperdício de água. A franquia de limpeza House Shine, preparou uma lista com cinco cuidados que podem ajudar a economizar na hora de limpar a casa. Veja quais são eles:

Lavagem de louça

Acumule o máximo de louça que puder e lave tudo ao mesmo tempo. No fim das refeições, os restos de alimentos que ainda ficaram nos pratos e talheres já devem ser retirados com uma esponja seca. Se tiver torneira elétrica, a água quente ajuda diluir a gordura da louça, e auxilia na retirada dos resíduos. Se não tiver torneira elétrica, a dica é esquentar um pouco de água e jogar sob a louça suja

Na hora de iniciar a lavagem, o ideal é sempre começar com as louças menos gordurosas e depois ir para as louças mais difíceis. Ensaboe tudo e, no enxague, a sequência deve ser a mesma da lavagem e as peças devem estar todas juntas. A água deve ser reaproveitada antes de ir para o ralo: a que passa pelo copo, por exemplo, serve para molhar as outras peças e adiantar a remoção do detergente. Um filete de água saindo da torneira já é suficiente para tirar o sabão.

Lavagem de banheiro

A limpeza de banheiros é bastante delicada. Porém, podemos reduzir o consumo de água dividindo a limpeza em 3 etapas: limpeza de paredes, limpeza de box, limpeza de piso.

A limpeza de paredes pode ser realizada com produtos com pouca espuma, dessa forma, o enxague pode ser realizado com um pano úmido. Na limpeza do box, a mesma coisa. Além disso, se o local sempre for seco após utilizar, o tempo de manutenção da limpeza será maior. Quanto a limpeza do piso, o que é muito importante é o recolhimento das grandes sujidades, evitando o maior consumo de água.

Lavagem de roupas

A tradicional separação das roupas determina a condição da água de enxague (mais suja ou não) e essa água pode ser aproveitada para limpeza de quintal ou áreas externas.

Limpeza nas áreas externas (como quintal e locais com animais de estimação)

O uso da água da máquina de lavar com sabão é recomendada, em algumas situações a água de enxague é melhor, principalmente onde tem animais de estimação. Porém, é necessário avaliar a condição alérgica do animal.

Limpeza na cozinha em geral

Em regra geral, o uso de produtos que geram menos espuma é o segredo para reduzir o consumo de água, porém, além disso, a água quente potencializa a diluição de gordura, facilitando a limpeza e, consequentemente, reduzindo o consumo de água.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais