Projetos Ambientais

5 Ongs ambientais brasileiras inspiradoras

Compartilhe:     |  12 de julho de 2020

Ongs ambientais brasileiras

Preservar o meio ambiente é essencial para o bem-estar dos seres humanos e de todas as vidas existem no planeta. Cuidar de onde vivemos é uma missão muito importante, por isso selecionamos algumas Ongs ambientais brasileiras.

Para sobrevivermos precisamos de recursos naturais como água potável, alimentos e matérias-primas, no entanto esses recursos estão acabando rapidamente.

Ao longo dos séculos muitos dos nossos recursos foram degradados principalmente por desleixo da humanidade.

Ao descartar lixo e esgoto em rios e mares, queimar e destruir matas e florestas, poluir o ar com emissões excessivas de gases, queimar grandes quantidades de combustíveis fósseis entre outras ações, acabamos por decretar a falência de nosso planeta.  Resultando no aquecimento global, nas alterações do ciclo natural de animais e plantas, na falta de água, na poluição do ar e água, etc.

Em 1960, o impacto ambiental começou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais.

Em 1970, a ONU passou a desenvolver conferências e ficando metas para países membros referentes à preservação do meio ambiente.

Algumas pessoas, influenciadores e instituições também colocam esse assunto em pauta, na tentativa de conscientizar a massa.

Um exemplo interessante e a música “Earth Song” do falecido cantor Michael Jackson, lançada em 1982.

Apesar de todos esses esforços em 2013, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apresentou o Relatório de Desenvolvimento Humano, que previa uma catástrofe ambiental em 2050.

O planeta ainda precisa de muita ajuda, e algumas ongs ambientais e seus fundadores se alertaram para a importância da ong para a ecologia, devido a isso listamos algumas que podem não ser muito conhecidas como a ong greenpeace, mas que podem te inspirar caso esteja pensando em seguir por essa vertente.

1 – Conservação Internacional Brasil

Criada em 1990, a Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma Organização não-governamental sem fins lucrativos que contribui para a criação, execução, monitoramento e implementação de novas políticas relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento.

Sendo uma das Ongs ambientais brasileiras com vasto foco de atuação, nas regiões de Escudo das Guianas, Tapajós, Centro de Endemismo Belém, BR-319, Três Fronteiras, Costa Equatorial, Matopiba, Bacia do Paraguaçu, Abrolhos Terra e Mar e Mega Rio.

2 – WWF-BRASIL

É uma das mais antigas Ongs ambientais brasileiras, atuando desde 1971, apensar de ter sido oficializadas apenas em 1996.

Com sede em Brasília, elabora e executa projetos em todo país. Além de fazer parte da Rede WWF de conservação da natureza, que atua em mais de 100 países e conta com o apoio de aproximadamente 5 milhões de pessoas.

3 – Instituto Socioambiental (ISA)

Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, mas atua também em Brasília, Manaus, Boa Vista, São Gabriel da Cachoeira, Canarana e Altamira.

Essa é uma das poucas Ongs ambientais brasileiras que além de cuidar da natureza, procura preservar também a vida e cultura indígena brasileira.

 

4 –  Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres

A Renctas é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1999, com sede em Brasília.

Como parte das Ongs ambientais brasileira procura estabelecer parcerias com a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor.

Atuando na agindo na promoção da conscientização ambiental da sociedade, apoio e incentivo de criação de políticas públicas, apoio aos órgãos de controle e fiscalização ambiental, e favorece a conservação das espécies silvestres.

5 – Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

É uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1992, relacionada a comunidade científica, entidades de fomento internacionais e corporações nacionais.

Ao longo dos anos a FBDS procura reconhecimento da sociedade civil, governo, empresas, instituições internacionais e imprensa, como uma das três principais instituições brasileiras independentes voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade.

FBDS - Ongs ambientais brasileiras



Fonte: Rosa Penido



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais