Espaço Animal

6 dicas para prevenção do câncer em pets

Compartilhe:     |  7 de março de 2015

A Veterinary Cancer Society (VCS), organização norte-americana sem fins lucrativos voltada para o estudo do câncer em animais, estima que quase 50% dos cães com mais de 10 anos são acometidos por algum tipo da doença. Confira 6 dicas para prevenção do câncer em pets

Texto Barbara Freire / Foto: Pinterest Puppies/Reprodução

Cães

(Foto: Pinterest Puppies/Reprodução)

1. Não deixe seu peludo exposto por muito tempo ao sol. Evite o horárioentre 10 horas e 16 horas. Sempre forneça um lugar para que ele possa se abrigar do sol e sempre passe protetor solar no cão.

2. Impeça que o animal tenha contato com substâncias químicas tóxicas.

3. Alimente seu pet com ração industrializada – a boa nutrição evita o aparecimento de neoplasias. Se optar pela alimentação caseira, procure um especialista a fim de minimizar desequilíbrios nutricionais.

4. Castre os animais para não haver crias indesejadas e nunca utilize anticoncepcional em cadelas.

5. Se notar qualquer alteração de pele ou sintomas como coceira que não cessa, aparecimento de nódulos, lesões que não cicatrizam, perda de apetite e de peso, vômito com ou sem sangue, diarreia, letargia e tosse, leve o pet ao veterinário. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer.

6. Mantenha as vacinas do seu amigo em dia, para que o sistema imunológico dele crie resistência para combater a formação de tumores.



Fonte: Revista Meu Pet



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais