Dicas Ecológicas

6 ideias para tornar o seu Natal mais feliz

Compartilhe:     |  21 de dezembro de 2019

Que tal fazer a diferença neste Natal, adotando práticas que tornem a sua noite mais feliz e menos consumista?

O Natal é uma data marcada pelo comércio. Por mais que se fale em consumir com consciência, nesta época do ano muitos se esquecem de seu dever com o planeta e, quase sempre, acabam exagerando – nas comidas e nas compras.

Este ano, que tal fazer um Natal diferente? Existem muitas coisas que podemos fazer para que esta celebração seja mais cheia de amor, amizade, companheirismo e menos focada no consumo. Confira algumas dicas:

Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, pergunte se o presente que pretende comprar será realmente útil. Muitas vezes, sentimo-nos na obrigação de agradar o próximo e acabamos comprando coisas inúteis, que não servem para nada. Por isso, faça valer o seu dinheiro: compre algo com propósito e significado.

Procure sempre escolher comprar de quem está próximo de você. Quando compramos no nosso bairro, ajudamos a fortalecer o comércio local. Se você tem um amigo que faz artesanato ou doces gostosos, não perca a oportunidade de incentivar este trabalho, adquirindo algo feito por ele.

Quando se fala em presente sustentável, existem muitas opções… Mas a regra principal, sem dúvida, é escolher presentes duráveis. Quando não precisamos substituir constantemente as coisas que possuímos, evitamos a lotação dos aterros sanitários.

Outra dica é escolher algo feito com materiais reciclados. Ao adquirir estes produtos, incentivamos a redução de resíduos e, ao mesmo tempo, utilizamos com consciência os materiais disponíveis.

Já existe muita violência no mundo, por isso, não contribua presenteando crianças com jogos de videogames que estimulem isso. Lembre-se de que o Natal tem como lema a “Paz na Terra”. Há muitos brinquedos e jogos que alimentam a criatividade das crianças de forma sadia. Além disso, que tal incentivar os pequenos a praticar um gesto de solidariedade, doando brinquedos para crianças mais necessitadas?

Evite materiais descartáveis na sua ceia de Natal. Coloque uma louça bonita, guardanapos de pano e talheres de inox, que valorizam a decoração e são reutilizáveis. Outra dica é evitar bebidas individuais. Dê preferência às embalagens maiores, ou então ofereça sucos com frutas naturais e água saborizada. Para isso, basta colocar em uma jarra com água algumas fatias de limão, folhas de hortelã, alecrim etc.

Não há nada melhor do que aproveitar esta época para estar com as pessoas que amamos. Aproveite para cozinhar com seus filhos e escreva cartões à mão, como forma de demonstrar a gratidão aos seus amigos e familiares. Deixe um pouco de lado celulares e tablets… Esteja presente e aproveite a companhia daqueles que você ama.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais