Ecologia e Saúde

6 óleos e 3 manteigas vegetais para usar nos cabelos

Compartilhe:     |  20 de junho de 2020

receitas caseiras para cabelo

Buscar alternativas mais naturais aos cosméticos encontrados no mercado já não é mais “coisa de hippie”. Após um longo período de entrega aos industrializados, muitos têm procurado voltar às famosas receitas da vovó. Isso vale para receitas de saúde, no preparo de refeições em casa e também em dicas de beleza.

Abaixo, o CicloVivo separou algumas dicas de óleos que podem apresentar diversas funções para melhorar o aspecto do cabelo. As ideias foram selecionadas pelo Canto da Horta, que é uma empresa que presta serviços de educação ambiental para espaços culturais, instituições de ensino, entre outros espaços.

Óleo de Abacate – Muito leve e nutritivo para os cabelos, contém vitaminas A e E e uma grande quantidade de vitamina D e potássio, tem um alto teor de proteína

Óleo de Mamona– Umectante, atrai e retém a umidade para os cabelos.

Óleo de Jojoba – Quando massageado diretamente no couro cabeludo, dissolve o sebo em excesso, deixando o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios. Também atua regulando as secreções glandulares. Grande compatibilidade com a pele humana.

Óleo de Oliva Extra– É um ótimo condicionador e um controlador de caspa

Óleo de Coco – É muito eficaz no tratamento de coceiras e couro cabeludo sensíveis. Não obstrui os poros e é absorvido facilmente pela pele.

Óleo de Argan – Forma uma capa protetora sobre os fios. Assim, mantém a hidratação e reduz os danos causados por agentes externos como o sol e a poluição, aumentando a duração da vida dos fios. Reestrutura, dá brilho, maciez e flexibilidade aos cabelos.

Manteiga de Karité – Protege do ressecamento, fornece brilho e maciez aos cabelos; atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção dos cabelos contra a radiação UV. Manteiga de Cupuaçu – A manteiga de Cupuaçu possui extrema capacidade de absorção de água, serve como potente hidratante e condicionador, além de ter alto poder de absorção de UVB/ UVC.

Manteiga de Murumuru – A manteiga de murumuru hidrata, nutre e amacia os cabelos, controlando seu volume e melhorando a flexibilidade. É indicada para cabelos que passaram por agressões externas, como sol, vento, umidade, ar condicionado e uso do secador e da chapinha, bem como agressões provocadas por tratamentos químicos.

Se ficou interessado no tema, aqui e aqui tem receitas para fazer xampu em casa.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais