Ecologia e Saúde

7 ações práticas para ter melhor saúde mental

Compartilhe:     |  29 de novembro de 2020

Se você está sentindo a mente pedir socorro, saiba que existem ações práticas simples que podem te ajudar a ter melhor saúde mental. Veja sete dicas!

Uma das consequências do isolamento social é o aumento do número de pessoas se queixando do prejuízo na saúde mental. Esse tema ganhou mais espaço de debate na sociedade, fazendo com que muita gente passasse a prestar atenção neste importante aspecto. Felizmente, com algumas ações práticas é possível ter melhor saúde mental. Confira!

Respire fundo para começar e terminar o dia

O ato de respirar fundo traz inúmeros e imediatos benefícios para o corpo humano. No âmbito funcional, ao inspirar e expirar profundamente, os pulmões ajustam o ritmo, que tende a mudar ao longo do dia.

No quesito mental, essa inspiração proporciona maior oxigenação no cérebro, além de ser uma ferramenta da chamada atenção plena, “clareando” a mente.

Por isso, ao começar e terminar o dia, respire bem fundo três vezes. Repita esse procedimento simples sempre que sentir que precisa de uma pausa.

Aprenda um novo idioma

Ainda que o aprendizado de uma língua estrangeira esteja mais associado ao mundo profissional, a compreensão de um novo idioma tem efeitos positivos para o cérebro.

De acordo com o site de idiomas Babbel, mesmo que um estudante disponibilize de poucos minutos por dia, é possível não só dominar a língua de interesse, mas também treinar sua mente. Esse aprendizado é fundamental para o funcionamento das conexões neurais, prevenindo doenças degenerativas da mente.

Para quem não sabe que idioma escolher, o inglês pode ser um bom começo. Existem diversos aplicativos no mercado, alguns totalmente sem custo. A própria Babbel conta com uma versão para quem quer aprender inglês gratuitamente. Motivos não faltam para você aprender um novo idioma!

Imagem: Babbel

Pratique uma atividade física

Há quem acredite que o corpo não impacta em nada na mente. Porém, essa é uma importante ação prática para ter melhor saúde mental.

Não importa qual atividade física você realiza, seja caminhada, corrida, dança, treino na academia ou crossfit. O essencial é manter o corpo em movimento.

Além de ser útil para manter a mente focada na realização de uma só tarefa, exercitando a atenção plena, praticar um exercício faz com que o organismo libere hormônios relacionados ao bem-estar.

Cuide da saúde do sono

Dormir bem está diretamente relacionado com a saúde mental de qualidade. Afinal, é durante o sono que o corpo recupera as energias, regulariza as funções hormonais e “limpa” a sua mente, mantendo na memória somente o que é relevante.

Imagem: Freepik

Cada pessoa tem uma necessidade de sono diferente. Por isso, avalie quantas horas você precisa para se sentir renovado e preze por realizar práticas diárias que melhoram o dormir.

Repense sua alimentação

Nem tudo o que ingerimos é benéfico para o corpo. E por mais que a alimentação esteja associada à saúde física, pesquisas já mostram que alguns alimentos impactam na saúde mental.

O prejuízo para a mente vem ao escolher alimentos que causam fadiga, fraqueza ou um grande esforço de digestão. Além disso, produtos com muito açúcar podem causar vício a longo prazo.

Para evitar esse desgaste, repense sua alimentação. Para facilitar as coisas, proponha-se a fazer uma substituição saudável por dia e comece a ver a melhora.

Insira um hábito saudável na sua vida

E por falar em substituição saudável, muita gente tem o desejo de ter uma vida equilibrada, mas tem dificuldade para dar o pontapé inicial.

Imagem: Freepik

A dica é inserir um hábito saudável por vez na sua vida. Ao invés de fazer uma transformação completa, escolha uma atividade que você julga positiva e se esforce para mantê-la em sua rotina.

Procure ajuda profissional

Ainda no primeiro semestre de 2020 surgiu a notícia de um estudo que relacionava o aumento nos casos de depressão com a pandemia do novo coronavírus. A verdade é que milhares de brasileiros estão passando por problemas que exigem um cuidado especial.

Assim, se você notar que está apresentando comportamentos associados à depressão e à ansiedade, como falta de sono, pouco ânimo para iniciar o dia, ausência de apetite ou sensações ruins, procure ajuda profissional.

Existem psicólogos que atendem de forma remota, além de instituições de ensino que disponibilizam profissionais em formação para auxiliar quem precisa.

Muitas vezes, são ações simples que tomamos que geram um retorno positivo. Inserir essas sete práticas que impactam na saúde da mente é essencial para ter mais qualidade vida.

Lembre-se: o cuidado com a saúde mental deve ser uma constante para todos, especialmente em tempos em que a rotina se torna cada vez mais complexa. Não deixe para amanhã. Coloque em prática, hoje mesmo, as ações listadas e tenha resultados positivos o quanto antes!



Fonte: Greenme



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