Notícias

9 hábitos mais sustentáveis e saudáveis adquiridos na quarentena

Compartilhe:     |  31 de outubro de 2020
Hábitos sustentáveis (Foto: Getty Images)
Hábitos sustentáveis (Foto: Getty Images)

Cozinhar mais
A rotina com o home office mudou a alimentação para o bem! Passamos a cozinhar todos os dias. Como moramos com mais pessoas, cada dia uma pessoa cozinha. Assim, passamos a comer melhor, de forma mais natural, deixando de pedir muito delivery ou comer fora, que geralmente gera muito mais gastos e lixo. O ponto sustentável aqui foi economizar no plástico e na embalagem e tentar aproveitar o máximo de todos os alimentos.

Deixar de usar carro
Também devido ao trabalho remoto, passamos a não usar carros. E, geralmente, quando precisamos sair para alguma atividade na rua, a gente opta por fazer as coisas a pé. Além de ser mais um exemplo de algo que deixa de gerar impactos negativos ao meio ambiente – com a menor emissão de gases – esse hábito ainda ajuda o nosso bolso!

Usar mais a luz solar em casa
Durante o dia, a gente trabalha com a luz solar, já que nossa casa possui uma iluminação natural muito boa. Na grande maioria de prédios comerciais, quando o trabalho estava presencial, a luz ficava ligada o dia todo, além de ar condicionado. Em casa, a gente consegue aproveitar ao máximo a luz do dia. Isso ajudar a economizar energia elétrica e ainda nos ajuda a fazer uma recarga extra de vitamina D tomando um banho de sol. Merecido né?

Yoga
Depois de alguns meses sem conseguir inserir os exercícios físicos na nossa rotina, passamos a praticar yoga todos os dias pela manhã, antes de começar a trabalhar. Cada uma no seu ritmo e com suas preferências, usando aplicativo como o Down Dog e o perfil @mahakarmayogabrasil que tem transmissão de práticas ao vivo gratuitamente. Por mais que diretamente nenhum recurso natural seja poupado com a prática de yoga é um exercício que nos ajuda a estar em sincronia com os elementos da natureza e assim espontaneamente valorizar mais e querer preservar o que há ao nosso redor.

Aprender sobre sustentabilidade
Os cursos oferecidos de forma remota também despontaram. E a gente aproveitou para fazer aqueles que fazem sentido para nós e despertam hábitos mais responsáveis, como aprender a fazer um trabalho manual, como o crochê com o curso do Crochê Moderno, onde aprendemos a fazer nossos próprios discos de crochê para tirar maquiagem. Além disso, essa foi uma chance de participar de eventos online de moda e sustentabilidade que antes não chegavam para quem mora longe de SP ou tem que brigar pra conciliar as agendas e chegar a tempo de participar como o Fashion Revolution.

Comprar mais do local
Para ajudar a fortalecer os pequenos negócios locais, passamos a priorizar consumir destas pessoas, sempre que possível. Inclusive, a gente que já amava comprar de brechó, passou a apoiar os brechós que já eram ou que se tornaram online com a pandemia. É uma oportunidade de conhecer novas marcas locais que estamos aprendendo até hoje.

Desapegar
Estar em casa em mais contato consigo mesmo favoreceu o limpa de muito gente nos seus armários e guarda-roupas. Aqui fizemos uma limpa, vendemos e doamos algumas peças.
Fazer essa energia girar é uma maneira de trabalhar o desapego, fazer bem pra alguém que está precisando ou ainda ganhar uma grana extra.

Autocuidado
Lançar um olhar para dentro e para si mesmo ganhou uma força muito grande, como mencionado acima, e o skincare foi uma ferramenta que auxiliou muito nesse processo. Além de marcas naturais e veganas ganharem novos espaços, começamos a nos cuidar muito mais pensando que quem se cuida faz mais bem ainda ao próximo que possa precisar.

Plantinhas
Não sei como foi aí na casa de vocês, mas aqui compramos samambaias, cactos e recuperamos nossos hábitos de cuidado com as suculentas e outras plantas que já tínhamos. Qualquer intervalo do trabalho é motivo pra ir na varanda regar as plantas, conversar com elas, respirar o cheiro da terra molhada e voltar a ter isso presente na nossa vida. Há boatos de que quem bichinhos também está passando mais tempo com eles e tendo o astral renovado



Fonte: Glamour - MAFER TEIXEIRA E NICOLY FRANÇA



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais