Notícias

A casinha de abelha, que pode ser instalada em qualquer local, já ganhou vários prêmios

Compartilhe:     |  9 de maio de 2021

Um sistema modular composto por vários tubos furados que dão abrigo seguro para abelhas – inseto que é essencial para a produção global de alimentos. Esta é a proposta da designer australiana Amelia Henderson-Pitman, que já recebeu vários prêmios pelo seu projeto.

Na Austrália existem mais de 1.700 espécies de abelhas nativas, mas somente 11 espécies vivem em colmeias e produzem mel. Cerca de 70% vivem no solo e as demais fazem ninhos em gravetos e buracos na madeira. A perda de habitat é uma das razões para o declínio das abelhas e Amelia resolveu dar uma forcinha projetando o Pollen: sistema que fornece o abrigo perfeito para as abelhas.

Repleto de orifícios com diâmetros variados, diversas espécies de abelhas podem se beneficiar. Os tubos possuem formato hexagonal, imitando colmeias, e são encaixáveis, de forma que pode ser extensível ao tamanho que a pessoa desejar. A composição ainda pode embelezar o ambiente ao redor.

O sistema pode ser instalado em qualquer local, desde ambientes internos, como na parede do jardim residencial, até estruturas externas de edifícios. O importante é incentivar o cuidado e manutenção das abelhas em áreas urbanas.

A ideia é que os módulos sejam feitos com madeira, bambu e PET reciclado. O sistema ainda é composto por um espaço onde pode ser realizado um pequeno plantio. Junto ao produto, um livreto é disponibilizado com instruções sobre a montagem e também sobre a identificação das abelhas nativas, comportamento e as melhores espécies de flores a serem plantadas para atrair as abelhas.

O sistema Pollen ganhou o Prêmio Frank Fisher 2019 de Design Mais Sustentável da Universidade de Tecnologia de Swinburne, foi nomeado um dos 10 projetos mais inovadores do Festival de Design Virtual 2020 e também foi nomeado para Graduado do Ano de 2020 pelo Instituto Australiano de Design, além de participar do Prêmio James Dyson de 2020.

Ficou com vontade de montar um lar para abrigar abelhas? Confira como fazer casinhas para abelhas.



Fonte: CicloVivo - Por Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Frio: veterinários indicam cuidados com pets

Leia Mais