Notícias

A Mente das Plantas: documentário sobre a inteligência das plantas

Compartilhe:     |  11 de dezembro de 2014

Nos últimos anos, um pequeno grupo de pesquisadores da Áustria, Alemanha, Itália, Reino Unido, Japão, África do Sul e Estados Unidos desenvolveu um novo campo de pesquisa: a neurobiologia das plantas. E a verdade é que as suas descobertas estão mudando os limites conhecidos entre o reino animal e vegetal.

Desde então, o grupo descobriu que as plantas são capazes de desenvolver um processo cognitivo, até agora atribuído somente aos seres humanos e aos animais.

De acordo com eles, as plantas são capazes de sentir seu ambiente e lembrarem-se das informações fornecidas pela suas percepções e são capazes de reagir em conformidade. Algumas até podem se comunicar e defender em conjunto contra os predadores. Acácias na África do Sul, por exemplo, reagiram e se defenderem contra predadores por comunicarem-se umas com as outra, para o desenvolvimento de uma defesa comum. Mas será que as plantas podem se mover e sentir?

Não perca este documentário que vai mudar completamente o conhecimento que você tinha até hoje sobre as plantas.

Aqui estão duas versões para você: uma em inglês, e a outra em espanhol. E já que não existe nenhuma versão em português, sugerimos que você acione as “Legendas/CC” e não deixe que a péssima tradução mecânica do YouTube perturbe sua paz.

Com informações e parte do texto em espanhol de Leonardo Moreno

 



Fonte: Revista Ecológica



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais