Notícias

A reciclagem está ao nosso alcance e ajuda a evitar a poluição do ambiente

Compartilhe:     |  7 de novembro de 2020

Garantir que o meio ambiente seja protegido está em nossas mãos. Quando promovemos a reciclagem – seja em casa ou no trabalho – estamos contribuindo para gerar uma maior consciência sobre a necessidade de cuidar do nosso planeta.

Todas as atividades humanas geram resíduos que podem ir parar no meio ambiente, caso não sejam destinados da forma correta. Esses resíduos são os principais responsáveis pela contaminação das águas, do solo e do ar. A exploração dos recursos naturais, em um ritmo mais rápido do que a natureza pode se regenerar, também é outro fator que contribui para isso.

No entanto, se a reciclagem fosse uma prática difundida entre toda a população do planeta, o nosso cenário seria bem diferente. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a produção de plástico explodiu na última metade do século, crescendo de 16,5 milhões de toneladas em 1964 para 343 milhões de toneladas em 2014 – e está prevista para dobrar até 2036. Portanto, se nada for feito hoje, as futuras gerações poderão sofrer graves consequências.

Reciclagem é o caminho

A reciclagem é uma prática tão antiga quanto a nossa existência. Os japoneses reciclavam papel no século 11. Homens medievais faziam armaduras com sucata. Os moradores de Pompeia também separavam o seu lixo para ser reaproveitado.

Em se tratando de reciclagem, evidentemente hoje contamos com muito mais tecnologia do que as gerações anteriores. No entanto, para que o aproveitamento dos resíduos seja efetivo, ainda é preciso que tenhamos alguns cuidados no momento de separar o que será reciclado.

O plástico, por exemplo, merece um cuidado especial no descarte. Este material é bem melhor aproveitado, quando o descarte é feito de forma organizada, assim como faz o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

Neste programa, os copos são depositados em coletores específicos que, além de facilitar a coleta, contribuem para que o plástico tenha um melhor aproveitamento na reciclagem.

O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis é uma iniciativa da Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental, e conta com o apoio das empresas CopobrasAltacoppo e Unigel. Realizado desde 2018, o Programa vem garantindo que os copos plásticos descartáveis sejam usados como uma importante matéria-prima na produção de novos produtos.

Se você também deseja contribuir para um planeta melhor, entre em contato agora mesmo e saiba como fazer a adesão da empresa que você trabalha no Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais