Notícias

ABAS e líder em reciclagem firmam acordo para promover o maior Programa de Logística Reversa

Compartilhe:     |  5 de março de 2021

Programa é de extrema importância, já que o Brasil é um dos maiores produtores de aerossóis do mundo, com a inserção de mais de 1 bilhão de latas no mercado todos os anos.

A ABAS – Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários – inicia projeto de logística reversa de aerossóis, numa iniciativa inédita que conta com o apoio da Dinâmica Ambiental, líder no segmento de reciclagem de embalagens aerossóis

A Dinâmica Ambiental foi eleita pela ABAS em 2020 para operar o programa de logística reversa de embalagens pós-consumo de aerossóis. No mesmo ano, a ABAS, a Cetesb e a Associação Paulista de Supermercados (APAS), acordaram a implantação de um plano de logística reversa para estas embalagens.

Liderada por Antal Giorgy Almásy, após meses de pesquisas e muito diálogo com os associados, a ABAS deu início ao projeto de logística reversa e elegeu a Dinâmica Ambiental para ser a operadora de logística reversa e de destino final das embalagens.

Um dos pontos que favoreceu a escolha da empresa para esta atividade foi a questão do compliance, já que a nova diretoria da ABAS vem priorizando fortemente esta questão. Como a Dinâmica Ambiental é certificada pela norma ISO 37001 (antissuborno-anticorrupção), a sua escolha foi a mais adequada, além das certificações ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e Bcorp.

Este programa é de extrema importância, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores produtores de aerossóis do mundo, com uma produção aproximada de 1.5 bilhão de latas por ano.

O próximo passo será a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária de aerossóis em supermercados, shoppings e outros lugares de grande circulação pública. “O projeto também prevê o uso de embalagens homologadas conforme portaria INMETRO e resolução ANTT desenvolvidas especificamente para o acondicionamento e transporte de embalagens de aerossóis ”, diz o diretor da Dinâmica Ambiental, Hélio M. Hatisuka Junior.

Da esquerda para direita: João Luiz (Advogado da Abas), Átila Almásy (Diretor de Marketing da Abas), José Maria (Presidente da Abas), Hélio Hatisuka (Diretor da Dinâmica Ambiental), Kátia Cardoso (Administrativo), Rodrigo Freua (Gerente de logística reversa) 

Coleta com segurança

A Dinâmica Ambiental, localizada em Diadema (SP), possui a maior capacidade instalada do Brasil e uma completa infraestrutura em logística, para o processamento de embalagens de aerossóis. Os coletores usados para esta finalidade, são fabricados pela Fragmaq e projetados especialmente para acondicionar os aerossóis, visando toda a segurança no descarte do material, com ventilação baixa e pontos de aterramento.

A segurança na coleta e reciclagem dessas embalagens é um fator essencial. Isso porque, essas embalagens apresentam alto índice de inflamabilidade, reatividade e toxicidade, sendo classificadas como perigosas conforme ABNT NBR 10004 . É por este motivo que o gerenciamento desse tipo de resíduo só pode ser feito por empresas preparadas e certificadas.

Sobre a ABAS

Fundada na década de 1960, a ABAS – Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários possui um forte diálogo com os seus associados, com o intuito de antever e apoiar suas necessidades. Com o objetivo de acompanhar o crescimento da indústria, a ABAS realiza pesquisas anuais, lançando sempre indicadores de mercado para, assim, continuar norteando os ideais em prol do sucesso e desenvolvimento do país.

Sobre a Dinâmica Ambiental

A Dinâmica é uma empresa do Grupo Fragmaq com foco na área ambiental, destacando-se como a maior capacidade instalada em processamento de aerossóis do Brasil. Atua na área de engenharia reversa, gestão de resíduos, gestão da informação, logística, marketing e outras soluções. O Grupo Fragmaq está presente há 50 anos no mercado, desenvolvendo resultados e tecnologias para mais de 26 mil clientes no Brasil e no Exterior. Sistema integrado ISO 9001 – ISO 14001 – ISO 37001 – ISO 45001 e B Corporation.

http://www.dinamicambiental.com.br/



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais