Notícias

Abelhas dormem em flores de “bumbum” para cima – e as fotos são irresistíveis

Compartilhe:     |  24 de fevereiro de 2020

Você imaginava que abelhas dormindo seria uma das coisas mais fofas que veria hoje? As pessoas estão encantadas com fotos que viralizaram na internet nas últimas semanas mostrando esses insetos tirando um cochilo dentro flores, com o “bumbum” para cima cheio de pólen.

As abelhas são as principais responsáveis pela distribuição de pólen – atividade extremamente importante para a proliferação de plantas e, consequentemente, a manutenção de oxigênio do ar que respiramos.

Em 2019, imagens registradas pelo fotógrafo de vida selvagem Joe Neely também conquistaram a internet. O profissional clicou duas abelhas dormindo juntinhas no miolo de uma flor alaranjada chamada Sphaeralcea. Em entrevista ao site Bored Panda, Neely disse que, assim como faz quando tira fotos de cobras e bisontes, ele mantém uma distância respeitável e não faz nada que mude o comportamento dos insetos.

Já parou para pensar em como as abelhas dormem? Aí vai uma curiosidade: elas não têm pálpebras, então dormem com os olhos abertos, segundo Brandon Hopkins, pesquisador na Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

As abelhas mais jovens dormem menos, enquanto as mais velhas descansam de 30 minutos a uma hora e meia por noite, tirando pequenos cochilos de 15 a 30 segundos ao longo do dia. O pouco tempo de sono é justificável levando em consideração o tempo de vida desses insetos: uma abelha-rainha pode viver até 5 anos e as operárias, de 28 a 48 dias.

Veja a galeria de fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Por que os cães bebem muita água?

Leia Mais