Espaço Animal

Abobrinha para cachorro faz bem? Entenda aqui

Compartilhe:     |  3 de novembro de 2020

Você já parou para pensar se abobrinha faz bem para cachorro? Esse legume que está presente na mesa de muitas pessoas e, muitas vezes, a dúvida acaba surgindo. Sim, a abobrinha é um dos vegetais mais versáteis, podendo acompanhar receitas salgadas e também os doces, como geleias e panquecas caseiras.

Assim como nós, os cães adoram uma comida fresquinha. Afinal, muitas vezes o apetite deles depende disso. E a abobrinha, acaba sendo uma alternativa viável neste sentido. Mas, será que seu cachorro pode comer abobrinha? Se essa é sua dúvida, vamos entender tudo sobre o tema, no artigo de hoje.

Acompanhe!

abobrinha faz bem para cachorro

Abobrinha para cachorro – Foto: Freepik

 

Abobrinha faz bem para cachorro?

Se você está pensando em oferecer abobrinha para seu cão, saiba que ela está na lista dos alimentos permitidos para cachorros. Além de ser uma delícia para o paladar canino, a abobrinha é fonte de nutrientes e vitaminas que trazem benefícios para a saúde do seu pet.

Vale também saber que as folhas e o caule são permitidos para alimentar cães, mas alguns cuidados você deve ter na hora de oferecer.

Benefícios da abobrinha para cachorro

A abobrinha possui uma baixa quantidade de calorias, o que para os humanos e cães é um ponto positivo. Além disso, ela possui uma fonte de fibras que ajudam a perder peso de forma saudável. Tanto para as pessoas quanto para os cães obesos.

Para os cães a abobrinha faz muito bem. Ela tem nutrientes como vitamina A, que ajuda na formação de hormônios e contribui para a saúde da visão. Também possui vitamina E, que é um importante antioxidante, que auxilia na longevidade e vitalidade no organismo do cachorro.

As fibras presentes na abobrinha ajudam a manter a saciedade do cachorro, melhorando também o processo de digestão. Pensando no bom funcionamento do organismo canino, a abobrinha possui minerais orgânicos como zinco e cobre, que melhoram a imunidade, diminuindo os riscos de intoxicação.

Com todos esses benefícios, se você quiser incluir a abobrinha na alimentação natural do seu cachorro, é importante consultar um veterinário. Assim, você pode tirar todas as dúvidas com relação a quantidades e formas de preparo, ok? Lembre-se que os cães precisam de uma quantidade regular de nutrientes, que são encontrados em alimentos próprios para os cães.

Um cachorro e uma abóbora

Um cachorro e uma abóbora – Foto: Freepik

Como preparar a abobrinha para o cachorro?

Antes de entender melhor o modo de preparar a abobrinha para o cachorro, saiba que ela não anula a alimentação a base de ração, ok? Uma boa ração canina poderá oferecer os nutrientes que os animais precisam. No entanto, para o preparo da abobrinha para seu cão, algumas receitas não são indicadas, principalmente as que são fritas e com temperos. Evite-as!

Assim sendo, trouxemos três modos de fazer a abobrinha, sem abrir mão do delicioso sabor e textura que os cachorros adoram. Acompanhe.

Preparo da abobrinha crua

Sim, você pode oferecer abobrinha crua para cachorro. Desde que lave bem com água ou usando uma escovinha para legumes. Se preferir, você pode deixar a casca, incluindo as folhas e flores. Se o cachorro não gostar do sabor, basta não oferecer mais.

Dica: Deixas as sementes é uma forma de proporcionar ainda mais nutrientes ao organismo do cachorro. Afinal, elas são muito ricas neste quesito. Sendo assim, depois de bem limpinhas corte-as em pequenos pedaços, com espessura de mais ou menos 3 cm, e ofereça junto da ração. Ou, se preferir, ofereça como petisco.

Abobrinha cozida em água

Outra forma de preparar a abobrinha para o cachorro é na forma cozida. Aqui você também não precisa tirar as cascas e nem as sementes do legume. Neste caso, corte a abobrinha ainda crua e limpa. Coloque em uma panela com água e deixe cozinhar, até elas ficarem bem molinhas.

Antes de oferecer para o seu cachorro, é importante deixar elas esfriarem em uma vasilha. Assim, evitará acidentes com queimaduras. A abobrinha faz bem para cachorro, desde que oferecida da forma certa!

Abobrinha faz bem para cachorro

Abobrinha faz bem para cachorro – Foto: Freepik

Abobrinha assada

Na receita de abobrinha assada para cães você vai precisar de apenas dois ingredientes: A abobrinha e o óleo de coco orgânico, extravirgem ou prensado a frio. Basicamente, você vai lavar a abobrinha como de costume, untar a forma com óleo de coco e colocar os vegetais picados para assar no forno.

O processo é bem rápido. Em temperaturas de 180º, essa receita pode levar cerca de 10 a 15 minutos até ficar pronta. Após assadas, as abobrinhas devem esfriar para somente depois oferecer ao doguinho.

Saiba que o óleo de coco para cães traz muitos benefícios, que podem contribuir para a dieta saudável do seu melhor amigo. Mas lembre-se: Antes de inseri-lo na dieta do seu cão, converse com um veterinário de sua confiança.

Receita de suflê de abobrinha para o cão

A receita de suflê de abobrinha para seu cão é também indicada para sua família. Afinal, nela vão ingredientes naturais e que podem trazer muitos benefícios. Veja abaixo.

Ingredientes para o suflê de abobrinha para cachorro

Modo de preparo da receita

Pronto, agora é só aguardar esfriar, cortar em fatias e oferecer para o seu cão!

cão com abóbora

Cão com abóbora – Foto: Freepik

Cuidados no preparo da abobrinha para cachorro

Por ter uma textura que facilmente pode ser engolida, a abobrinha pode ser consumida pelo seu cão na forma crua. Isto não prejudica a saúde animal. No entanto, para as demais receitas, evite usar óleo de soja, temperos como sal, cebola e alho, pois podem danificar os glóbulos vermelhos do cão.

Além disso, o excesso de óleo pode causar doenças como obesidade e problemas nos pâncreas, prejudicando a saúde do seu amigo peludo. O sal pode aumentar a pressão arterial do seu cão. Assim como pode causar desidratação canina.

Assim sendo, prefira oferecer a abobrinha assada, cozida ou crua. E, de vez em quando, fazer a receita do suflê para cachorro. A abobrinha faz bem para cachorro. Mas não substitui a alimentação principal, em hipótese alguma. A melhor forma de oferecer ao seu cão, é na forma de petiscos esporádicos.

Cuide do seu pet!



Fonte: Portal do Dog



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais