Notícias

Abril nos trará uma Superlua Rosa: quando acontece e como observar o fenômeno

Compartilhe:     |  8 de abril de 2021

O mês de abril não é importante apenas para as celebrações da Páscoa em todo o mundo, mas também tem um peso grande para a Astronomia, pois é quando um dos eventos lunares mais bonitos e luminosos do ano acontece: a Superlua Rosa.

Este evento astronômico, que só acontece uma vez por ano, não só é especial por ser uma linda lua cheia, mas também por ter um elemento histórico.

Por que se chama Superlua Rosa?

super luna rosa donde verla y como hacerlo 2
NOI_PATTANAN VÍA ISTOCK

Existem duas razões para este nome. A primeira é que chamamos de Superlua quando o satélite natural se aproxima da Terra, dando a impressão de que ela está maior e mais brilhante no céu.

Ao contrário do que muito pensam, a Lua ser chamada de rosa não se refere à coloração. De acordo com a Nasa, a denominação faz referência ao aparecimento de um musgo chamado Phlox Subulata, que se destaca por sua cor violeta e rosa.

Este musgo é capaz de cobrir campos inteiros, principalmente no leste dos Estados Unidos, e, na primavera, aparecem os primeiros brotos do phlox. Por esse motivo, a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul, é conhecida como Superlua Rosa.

super luna rosa donde verla y como hacerlo 4
PHILIP OPENSHAW VÍA ISTOCK

Quando acontece?

Segundo informações da Nasa, a próxima Superlua Rosa acontece no dia 27 de abril. A partir desta data, a Lua Cheia estará mais próxima na terra e aparecerá maior e mais brilhante no céu de todo o mundo.

Entretanto, vale lembrar que a Lua não estará com uma coloração rosa, já que o nome se deve ao acontecimento histórico.

Como observar o fenômeno

Você não precisará de equipamentos especiais para apreciar a Superlua Rosa. Para observar o fenômeno basta olhar para o céu e prestigiar esse maravilhoso espetáculo astronômico.

O melhor momento é quando o satélite natural está próximo à linha do horizonte, já que a comparação com prédios e paisagens naturais destacam seu tamanho e brilho.

super luna rosa donde verla y como hacerlo 5
BUDANATR VÍA ISTOCK

Apesar de ser a mais brilhante e colorida de todo o calendário lunar, ela não será a última Superlua do ano, nem o único fenômeno astronômico de 2021.

Um mês depois (em 26 de maio, para ser mais exato) haverá um eclipse lunar total que poderá ser visto em algumas partes da Europa e da América.

super luna rosa donde verla y como hacerlo 1
RASICA VÍA ISTOCK

Fenômenos astronômicos

Matéria traduzida do original de VIX espanhol, do autor Esteban Luján.

Superlua: entenda o fenômeno e por que ele acontece

superlua fenomeno perigeu 1016 1400x800
ROMOLO TAVANI/SHUTTERSTOCK

Domingo, 16, é dia de convocar a família para assistir a um fenômeno emocionante: a superlua. A partir das 21 horas, corra para a janela e aprecie a lua, que estará cerca de 25 mil km mais próxima da terra.

O fenômeno somente acontece no período de lua cheia, justamente quando o satélite está mais próximo da Terra. A isso, os astrônomos denominam perigeu lunar.

Apesar de ser rara, a superlua deve abrilhantar nossas noites outras duas vezes ainda neste ano: em 14 de novembro e 14 de dezembro. Anote na agenda!

Superlua: por que acontece?

Embora tenhamos a sensação de que, em períodos como esse, a lua fica com um volume maior, o tal do perigeu lunar é apenas um momento em que o satélite está mais próximo da Terra – geralmente, a distância entre terra e lua é de 384 mil km de distância. Durante o perigeu, a lua fica a a 358 mil km da Terra.

“Este fenômeno na verdade é uma ilusão de ótica”, explica José de Paula Silva, professor dda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Devido aos pontos de referência, como prédios, a sensação é que a Lua está maior, quando atinge o Zênite, a linha imaginária que parte do observador e sempre aponta para o ponto mais elevado”.

Segundo astrônomos, o melhor horário para admirar essa fase da Lua é a partir das 21h.



Fonte: o)Vix



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais