Ecoturismo em Pirpirituba

11-05-2013
{mosimage}
Para quem é adepto do ecoturismo deve conhecer a cachoeira do Roncador, situada nos limites territorial de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema. A cachoeira fica no pé de uma serra e tem aproximadamente trinta metros de altura e várias quedas d'água.

A cachoeira do Roncador tranformou-se em ponto de esportes radicais como o montanhismo, o rapel, trekkers e tirolesa, mas não só de esportes vive a cachoeira, o lugar também acolhe o turista que vem em busca de tranqüilidade, pois os visitantes podem desfrutar dos banhos nas piscinas naturais que se formam entre as rochas, é uma maneira de fugir do stress das grandes cidades.
 
Mesmo recebendo diversos turistas o lugar ainda permanece conservado, com sua vegetação exuberante, no lugar não existe pousadas o único meio de hospedagem é o acampamento.

Há locais particulares que recebem turistas, um fica localizado na zona urbana, que é o Espaço Lazer e dois na zona rural, a Área de Lazer Novo Horizonte, localizado no sítio Baixa do Carro e a Fonte Cristalina, localizada no sítio Castanha Velha.
 
Outro ponto turístico bastante freqüentado é a Serra da Jurema, possui belas paisagens e vegetação típica, o visitante tem a oportunidade de ver do alto, os municípios de Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

Pirpirituba, na língua Tupi significa "onde nasce o junco", que se trata de uma planta abundante na região. Os primeiros habitantes do município foram os índios potiguares. Também foi uma das primeiras regiões paraibanas a receber a presença do homem civilizado.

Fonte: Espaço Ecológico (Foto: Antonio David)
11.05.2013