Brócolis é rico em Cálcio e Ferro

29-04-2006
{mosimage}O brócolis é um vegetal muito rico em Cálcio e Ferro, que são minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Ele possui ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitamina C, que se perde durante o cozimento usual.
As folhas são calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais. O caldo extraído delas também é diurético e combate inflamações do tubo digestivo. Tanto as flores como as folhas têm efeito laxativo.
{mosimage}Estudos recentes relataram que o brócolis contém um elemento químico que inibe o desenvolvimento da bactéria que é a causa principal de gastrite e úlcera estomacal. Inclusive, têm detectado uma correlação entre repetidos ataques dessa bactéria com o câncer no estômago.
De acordo com esses estudos, os fitoquímicos encontrados no brócolis têm demonstrado inibir o desenvolvimento, em culturas de células humanas e de ratos, até de variedades da bactéria resistentes a antibióticos.
{mosimage}Os fitoquímicos são compostos não-nutrientes encontrados em plantas que têm atividade biológica no corpo humano. Afinal de contas, as plantas estão no planeta há muito mais tempo que nós. Esses compostos têm desempenhado um papel na sua sobrevivência e o desempenham em nossa sobrevivência também.
Dica: Para adquirir um brócolis de boa qualidade é só verificar seus talos e flores. Eles devem ser verdes e sem marcas de picadas de insetos, pois as folhas amareladas indicam que o brócolis está velho.
Na hora de cozinhar coloque o brócolis em pouca água fervente com sal e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento. E bom apetite!

Fonte: Espaço Ecológico
29.04.2006