Dioxina nos Plásticos

18-03-2006
Não é à toa que a Coca-Cola está voltando com as garrafas de vidro.
Dioxina Carcinogênica causa especialmente câncer da mama. Não congele sua água em garrafas ou utensílios de plástico, pois isso provoca a liberação de dioxina do plástico. Edward Fujimoto, médico do Castle Hospital, foi entrevistado por um programa de TV explicando este alerta de saúde.
Ele é o gerente do Programa de Bem Estar/Programa de Promoção da Saúde do hospital.Ele falou sobre a Dioxina e seu risco de saúde para nós. Ele mencionou que não devemos esquentar alimentos em vasilhames de plástico no forno de microondas.
Isto é aplicável para alimentos que contém gordura. Ele mencionou que a combinação de gordura, alta temperatura e plástico, libera a dioxina no alimento e por fim, vai parar nas células do nosso corpo. Dioxinas são carcinógenos altamente tóxicos. Ele recomenda o uso de refratário de vidro, pirex ou porcelana para aquecer alimentos. Você tem o mesmo resultado... sem as dioxinas.
Sopas semiprontas onde se adiciona água quente no invólucro de isopor ou qualquer tipo de comida semipronta/congelada com invólucro de plástico, próprio para ir ao forno ou microondas, deveriam ser retiradas das embalagens originais e removidas para vasilhame de vidro ou louça para aquecimento.
Invólucro de papel não é ruim, mas não sabemos o que cada tipo de papel pode conter, então, seria mais seguro utilizar refratário de vidro, pirex ou porcelana. Vocês devem se lembrar quando alguns restaurantes fast-food (MacDonalds) trocaram invólucros de isopor pelo de papel.
O problema da dioxina seria um dos motivos. Para acrescentar, filme-plástico saran wrap) utilizado para proteger e cobrir alimentos, quando aquecidos podem na verdade respingar toxina venenosa contida na composição do plástico no alimento a ser esquentado junto com o vapor condensado.
Use papel toalha, é mais seguro. Repasse esta informação para os seus amigos.

Fonte: Espaço Ecologico
18.03.2006