Medicina Verde

Achachairu

Compartilhe:     |  7 de setembro de 2018

Descrição

O achachairu é um fruto de forma globosa ou oblonga, parecido com uma nêspera. Tem coloração amarela ou alaranjada, de casca grossa, lisa, firme e resistente. A sua polpa é branca, suculenta e de textura espessa, representando um terço da massa média do fruto. Tem um sabor agradável e adocicado.

Como consumir

Lave bem o fruto, abra e separe as sementes da polpa. Consuma a polpa ao natural ou utilize-a para preparar gelados, sumos, geleias e doces.

Como escolher / manter

Prefira frutos cor de laranja avermelhados e de formas mais curvas. Não se preocupe com saliências ou manchas na casca. Estas manchas dão visibilidade ao fruto e não afectam a sua qualidade. Os achachairus podem ser mantidos durante vários dias à temperatura ambiente (20º) dentro da sua fruteira, ou durante algumas semanas dentro de recipiente fechado, que retenha a humidade. Evite conservar no frigorífico, a menos que deseje consumir o fruto frio.

Nutrientes principais

Vitamina C e Antioxidantes.

Curiosidades

Segundo literatura especializada, a família do achachairu (Clusiaceae) é composta por trinta e um géneros e sessenta e duas espécies. São espécies de grande importância para a indústria farmacêutica, uma vez que dos frutos e folhas são extraídas algumas substâncias químicas como bioflavonóides e benzofenonas. As substâncias químicas isoladas dos frutos ou folhas realizam actividades imunotóxicas e anti-inflamatórias e são um potencial antioxidante e anticancerígeno. Na medicina popular, os frutos e folhas são utilizados como cicatrizantes, digestivos e laxantes e em tratamentos de reumatismo, úlcera gástrica e inflamação.



Fonte: Fiel



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais