Notícias

Índices de raios UV devem chegar a níveis máximos durante o verão na PB, diz Aesa

Compartilhe:     |  22 de novembro de 2014

O verão 2014 começará oficialmente às 20h03 do dia 21 de dezembro e trará com ele, além do aumento da temperatura, uma maior incidência de raios ultravioleta. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), de outubro a março, a Paraíba apresenta altos índices de raios UV e, numa escala que vai até 16, pode chegar a 15 durante a estação mais quente do ano.

Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, esses dados mostram que os paraibanos precisam se proteger do sol. “Com relação à saúde humana, na escala do índice ultravioleta, qualquer valor acima de 8 já requer uma precaução para quem fica muito tempo ao sol. Assim, ao longo desses meses e principalmente no verão, quando podemos ter mais dias de céu sem nuvens, é fundamental evitar a exposição prolongada”, explicou.

A radiação ultravioleta é dividida em três partes, UV-A, UV-B e UV-C, sendo a B a que oferece riscos à saúde humana. “Ela é absorvida na estratosfera pelo ozônio, mas uma pequena quantidade que atinge a Terra já preocupa, pois o excesso de exposição a essa radiação pode causar cegueira, envelhecimento cutâneo e até câncer de pele. Mesmo assim, ela faz parte da luz solar e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida”, acrescentou Magno.



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais