Notícias

Adidas apresenta tênis de alta performance feito com seda de aranha artificial

Compartilhe:     |  28 de novembro de 2016

A Adidas está investindo pesado no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de acessórios esportivos. Após lançar as camisetas de futebol e tênis de corrida feitos com plástico dos oceanos, a marca anunciou uma matéria-prima ainda mais inusitada: seda artificial.

O filamento, apresentado na última semana, foi desenvolvido em parceria com a companhia alemã AMSilk. O material foi apelidado de Biosteel e, segundo os fabricantes, é o “material natural mais forte atualmente disponível no mundo”. A inspiração para a criação foram as teias de aranha, que também são extremamente resistentes.

Conforme informado no anúncio oficial, as fibras são 15% mais leves do que os materiais sintéticos convencionais, com a vantagem de serem feitas a partir de matérias-primas naturais. Além da resistência, o Biosteel ajuda a controlar a umidade no pé, permite que o calçado respire mais e ainda atua contra a proliferação de bactérias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filamento biodegradável é proveniente das mesmas proteínas que as aranhas usam para construir as suas teias. A empresa garante que não existe o uso de qualquer produto provenientes de animais, o que torna a fibra mais uma opção vegana.

Com o novo material, as companhias esperam atingir um nível acima dos concorrentes em termos de tecnologia, qualidade e desenvolvimento sustentável. A intenção é desenvolver outros produtos a partir da seda artificial, criando um novo setor dentro do mercado de alta performance esportiva.



Fonte: Redação CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais