Espécies em Extinção

‘Adote’ uma espécie em extinção e ajude a preservá-la

Compartilhe:     |  5 de outubro de 2014

Iniciativa do WWF-Brasil pretende arrecadar fundos para programas de conservação

Paul Gilham/ Getty Images

Urso-panda: ameaçado

Confinado a pequenas florestas de bambu no centro-sul da China, o urso-panda (Ailuropoda melanoleuca) corre sérios riscos de extinção. O bambu floresce em um intervalos que podem variar de 15 a 120 anos. Quando esse evento ocorre, todas as plantas de uma mesma floresta produzem as sementes e morrem. Os pandas devem procurar novos fragmentos de bambu. Com a fragmentação do habitat, fica cada vez mais difícil para a espécie achar um lugar para se alimentar. As melhores estimativas indicam uma população entre 1 000 e 2 000 indivíduos. É um dos mamíferos mais ameaçados do planeta e virou um símbolo da luta pela conservação das espécies. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie ameaçada

Acaba de ser lançada, na última quarta-feira (1), nova campanha do WWF-Brasil para envolver a população na preservação de espécies ameaçadas de extinção. Trata-se da Adote uma Espécie, iniciativa que pretende arrecadar fundos para programas de conservação da ONG.

O primeiro animal em risco escolhido para “adoção” pela campanha é o urso-panda. Símbolo da logomarca do WWF, a espécie teve sua população reduzida pela metade entre as décadas de 1970 e 1990. Estima-se que existam, na China, apenas 1600 pandas na vivendo na natureza.

Para aderir, basta acessar o site da campanha e doar uma quantia em dinheiro, a partir de R$ 54,90 por mês. Os participantes receberam, em casa, kit com mais informações sobre o bicho que está apadrinhando. Entre os programas beneficiados pelas doações, estão:

  • o monitoramento da espécie
  • a expansão do habitat protegido
  • a redução dos impactos humanos no habitat do animal
  • outros projetos de conservação da região

A ideia da iniciativa é que outras espécies ameaçadas possam ser “adotadas” futuramente.

Fonte: Viaje Aqui –  Planeta Sustentável – Marina Maciel



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais