Notícias

Aesa diz nesta segunda como estão açudes após fortes chuvas registradas na Paraíba

Compartilhe:     |  7 de março de 2015

As chuvas podem continuar ocorrendo na Paraíba entre esta sexta (6) e domingo (8), conforme previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Segundo a Aesa, a situação dos açudes após as fortes chuvas podem ser divulgadas nesta segunda-feira (9).

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, pode chover a qualquer momento nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste.  Há também possibilidades de chuvas isoladas nas regiões do Cariri e Sertão.

Ela informou que em todas as regiões houve precipitações e em alguns pontos as chuvas foram mais fortes que em outros. O Litoral foi a região onde mais houve incidência de chuva no estado.

João Pessoa foi o município mais atingido, com os pluviômetros marcando 95,8 milímetros (quase metade do esperado para o mês de março); seguido por Mataraca, com 93,5 mm; Alhandra, com 90,7 mm; Cruz do Espírito Santo, com 87 mm; e Rio Tinto, com 78mm, todas localizadas na parte Leste do estado.

Já no Agreste, Campina Grande foi onde os pluviômetros registraram mais precipitações com 73 milímetros. Ingá aparece em segundo na região, com 58,1 mm. No Cariri, as chuvas aconteceram com maior intensidade em São Domingos do Cariri, que registrou 61 milímetros, e Carnaúbas, com 41mm.

No Sertão do estado, São Bentinho foi o município onde mais choveu, com 60,2 milímetros; seguido por Malta, com 55,2 mm; São Francisco, com 55 mm; e Emas com 46,1 mm.

Açudes

Quanto ao nível dos açudes localizados nas áreas onde ocorreram as últimas chuvas, Marle Bandeira explicou que somente na próxima segunda-feira (9) poderá ter o levantamento do nível dos açudes monitorados pela Aesa.

Nas redes sociais, no entanto, internautas postaram fotos de açudes que aumentaram visivelmente o nível das águas após as chuvas desta sexta-feira (6). No rio Piranhas, localizado no Sertão do Estado, banhistas estariam aproveitando o banho após o nível das águas subir.

 

Banhistam aproveitam Rio Piranhas, após chuvasFoto: Banhistas aproveitam Rio Piranhas, após chuvas
Créditos: Reprodução/Facebook Marcos Estrela Estrela

Alerta

A Defesa Civil de Campina Grande emitiu nota nessa sexta-feira (6), na qual informa que está reforçando as equipes para evitar ocorrências na cidade. O município foi o que mais sofreu com as chuvas, onde houve acidentes com pessoas feridas, alagamentos em várias ruas e desabamentos.

O coordenador de Defesa Civil do município, Ruiter Sansão, disse que todo o sistema de Defesa Civil, incluindo o Corpo de Bombeiros, está em alerta”, garantiu.

Ruiter divulgou ainda que todas as ações preventivas, como a limpeza de canais e galerias, estão sendo realizadas com frequência pelas equipes da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O objetivo, segundo ele, é evitar obstruções e, consequentemente, problemas de alagamentos. Há também orientações aos proprietários de imóveis que oferecem riscos de desabamentos.



Fonte: Portal Correio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais