Notícias

Agricultor usa barragem subterrânea para ampliar atividade agropecuária

Compartilhe:     |  15 de fevereiro de 2019

A construção de barragens subterrâneas está possibilitando que agricultores paraibanos possam desenvolver, sem interrupção, suas atividades agrícolas mesmo em período de longas estiagens, garantindo com isso uma renda mensal. É o caso do agricultor Antônio Marinho Sobrinho, da comunidade Catolé de Queimadas, município de Queimadas, que recebe assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), que iniciou a construção da barragem para armazenar no subsolo as águas durante o período de chuvas.

O agricultor pretende ampliar suas atividades com fruteiras, milho, feijão e fava no sistema de irrigação que tem como base a barragem subterrânea. Um grupo de extensionistas da Gerência Regional da Empaer, em Campina Grande, e do escritório local de Queimadas, visitou a comunidade para orientar o agricultor quanto à construção da barragem subterrânea.

A barragem na comunidade Catolé vai permitir à família diversificar suas atividades agropecuárias, com garantia de uma reserva de água mesmo em período de prolongada estiagem. A água captada das chuvas ficará armazenada no subsolo, garantindo a irrigação de culturas perenes, como forrageiras e frutíferas, além de garantir a produção de culturas anuais mesmo com a distribuição irregular das chuvas de invernos.

Também na oportunidade, foram apresentadas ao produtor as técnicas de captação de águas, barragens sucessivas e pedras, curvas de nível, preservação ambiental, manejo e conforto animal, entre outras informações.

O projeto de construção de barragens subterrânea é fruto de uma parceria entre a Empaer e a Prefeitura Municipal de Queimadas. “São nesses momentos que a Empaer constrói com o agricultor, seu bem-estar social produtivo e econômico, resultando no benefício da família paraibana”, comentou o gerente regional da empresa em Campina Grande, José Sales Junior.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais