Notícias

Agricultura em debate: do plantio à pulverização com novas tecnologias e eficiência no uso de ferramentas

Compartilhe:     |  16 de novembro de 2020

Imagine quanto conhecimento pode ser compartilhado quando profissionais de uma companhia que tem 125 anos de história na produção agrícola mundial se unem a técnicos e estudiosos para falar sobre novas tecnologias a serviço de uma agricultura ainda mais eficaz e sustentável? Essa troca de experiências acontece na série “Para o Seu Campo”, um podcast desenvolvido pela New Holland e dividido em quatro episódios sobre dois assuntos que estão no DNA da empresa: plantio e pulverização.

Especialistas em plantio, engenharia de produto, tecnologias digitais, pulverizadores e marketing, além de gestores da New Holland, falam sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado de acordo com os temas e, a cada episódio, trocam informações com técnicos que atuam diretamente nessa etapa da produção.

Há 45 anos no Brasil, a New Holland participou ativamente do salto tecnológico na produção de alimentos e energia limpa que alçou a agropecuária brasileira ao posto de melhor do mundo. A escolha do maquinário faz toda a diferença na eficácia do processo produtivo desde o planejamento até a colheita, e é nas etapas iniciais, no plantio e na proteção da lavoura que a tecnologia oferecida pela marca se aplica e garante a qualidade nos passos seguintes. É a agricultura eficiente de hoje pensando com responsabilidade no amanhã.

Com uma abordagem técnica e linguagem de fácil compreensão, os podcasts estão divididos entre os dois temas e cada assunto terá dois episódios. Na conversa sobre plantio, os temas são Importância da distribuição de plantas e o impacto no potencial produtivo e A importância da agricultura de precisão na implantação da lavoura. Nos episódios sobre pulverização, os temas são A segurança da pulverização sob o viés da deriva e Impactos e alternativas para mistura de calda na pulverização.

Os colaboradores da New Holland e profissionais de referência do mercado trazem a esse bate-papo muito mais que a experiência em suas áreas de atuação, oferecem a bagagem do trabalho junto aos produtores rurais de todas as regiões do país, cada qual com suas particularidades, e acrescentam ao conhecimento técnico o diferencial de vivenciarem na prática o que cada uma dessas tecnologias comentadas pode fazer para tornar ainda mais eficaz o trabalho no campo.

Confira a sequência dos conteúdos que serão lançados nas próximas semanas.

Segurança e eficácia na etapa de pulverização
No primeiro episódio, o tema é A segurança da pulverização sob o viés da deriva e tem um bate-papo sobre a eficiência na agricultura – produzir mais, em menos tempo e sem aumentar a área plantada – e as ferramentas disponíveis para que o gestor rural possa tirar o melhor proveito do investimento em tecnologia usando recursos mais adequados para o controle de pragas e doenças. Os convidados são os representantes da New Holland, Diego Torres, especialista em pulverizadores, Samir Zaidan, especialista em engenharia de produto, e Cristiano Conti, gerente de treinamento e marketing tático.

Agricultura de precisão e resultados na lavoura
No segundo episódio, o tema é A importância da agricultura de precisão na implantação da lavoura, com uma conversa entre representantes de diferentes áreas da New Holland: Rogério Miyasawa, especialista em plantio, Marco Milan, especialista em marketing de produto PLM, e também Gregory Riordan, diretor de tecnologias digitais da CNH Industrial e presidente da Associação ConectarAgro. A agricultura de precisão, esse recurso fundamental para que o trabalho na lavoura seja economicamente eficiente e sustentável, é discutida com a visão de profissionais que lidam diretamente com ferramentas tecnológicas que podem facilitar e agilizar o trabalho na propriedade.

Mistura de calda na pulverização
No terceiro episódio: Impactos e alternativas para mistura de calda na pulverização, a troca de experiências tem o diferencial de uma profissional que trabalha com produtores rurais em Mato Grosso, o estado com o maior volume de produção agrícola no Brasil. O bate-papo é com Tuani Privatte, engenheira agrônoma e representante técnico-comercial na região de Sorriso (MT), Diego Torres, especialista em pulverizadores da New Holland, e Sergio Decaro, gerente de tecnologia de aplicação da UPL.

Distribuição espacial das plantas
No quarto e último episódio da série, o tema é Importância da distribuição de plantas e o impacto no potencial produtivo e traz Rogério Miyasawa, especialista em plantio, e Eduardo Copetti, especialista em engenharia de produto, ambos da New Holland, que conversam com o professor Paulo Arbex, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu (SP). A conversa gira em torno do desenvolvimento de novas variedades e novas tecnologias de plantio que colaboram para o aumento sistemático da rentabilidade e, claro, da sustentabilidade na produção.



Fonte: Revista Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais