Trilhas da Paraíba

Água Branca

Compartilhe:     |  21 de julho de 2019

Imagem relacionada

Cidade da região do Sertão Paraibano, microrregião da Serra do Teixeira. Tem autonomia política desde 24/11/1959, está a 735m de altitudes. Limita-se com Estado de Pernambuco e com os municípios de Olho d’Água (33 km), Imaculada (20 km) e Juru (20 km).

Água Branca fica a 393.20 Km de João Pessoa e tem uma área territorial de 221 km². A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26,5°C. Apresenta uma vegetação do tipo Caatinga arbórea (Mata Serrana).

História

Se conta que em 1814 um índio domesticado da fazenda de Herculano José da Silva saiu para caçar em companhia do filho do fazendeiro. Perdeu – se na mata e para se orientar, subiu numa árvore e avistou uma faixa muito verde de terra.Caminhando para lá, encontrou uma cacimba que batizou de “Mutambá”. Ao erguer o líquido com as mãos, afirmou ser água branca. Segundo a tradição originou – se assim o nome do município.

Resultado de imagem para água branca pb

Seguindo o curso do riacho Bom Jesus, o índio de volta a fazenda, relatou o fato despertando interesse. Várias pessoas mudaram – se para o local, onde fixaram residência, dando origem ao povoado.

Resultado de imagem para água branca pb

A primeira capela, hoje Igreja Matriz, foi construida em 1834. Em 1930, o território de Água Branca serviu de palco para as lutas que se registraram entre as forças governamentais e os rebeldes, liderados por José Pereira Lima. Sua independência política deu – se em 24 de setembro de 1959.



Fonte: Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais