Notícias

Água de alho em jejum: quais são os benefícios para a saúde?

Compartilhe:     |  2 de agosto de 2018

O que alhos tem a ver com bugalhos? Brincadeiras à parte, o alho, Allium sativum, é um tipo de planta usada há milênios pela humanidade como antibiótico natural, um remédio caseiro antigo e eficaz. Além do mais, o alho é um dos temperos mais saborosos para diferentes pratos.

A ciência cada vez mais tem estudado as propriedades curativas desse medicamento tradicional, visto ser ele um antioxidante capaz de contribuir para a destruição de radicais livres, responsáveis pela deterioração do organismo e causador de inúmeras doenças, entre elas o câncer.

Além disso, o alho reduz a pressão arterial, combate infecções, protege o coração, fluidifica o sangue, reduz processos inflamatórios, combate fungos e vermes.

A medicina popular de todo o mundo usa o alho para fazer um chá curativo para gripes e resfriados, por exemplo.

água de alho é outra forma de aproveitar os benefícios da planta, pois ajuda a controlar a pressão arterial.seta

Como fazer a água de alho

É muito fácil prepará-la: coloque um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água à noite. No dia seguinte, tome esse copo de água em jejum.

Há várias pesquisas que dizem que as propriedades do alho se perdem com o seu cozimento, por isso, para aproveitar os seus benefícios, o alho deve ser consumido cru.

Beber água de alho em jejum? Conheça os benefícios!

São vários os benefícios de se tomar a água de alho em jejum:

  1. Ajuda a perder peso
  2. Fortalecer os cabelos e as unhas
  3. Poderoso desintoxicante que expulsas toxina do organismo
  4. Facilita a eliminação de parasitas intestinais
  5. Melhora a imunidade do organismo
  6. Combate doenças graves, bem como o câncer, a diabetes e a depressão
  7. Alimento rico em antioxidantes e nutrientes
  8. Evita infecções perigosas
  9. Ajuda no controle da pressão arterial
  10. Eficiência para a circulação do sangue
  11. Melhora a capacidade cardíaca
  12. Auxilia o bom funcionamento do fígado e da vesícula

Além desses benefícios todos, ainda tem mais:

É nutritivo e tem baixas calorias

Isso faz com que o alho auxilie no processo de emagrecimento. Além de deixar a comida mais saborosa, não engorda e tem vários nutrientes: proteínas, manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibras, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

Ajuda a viver mais e melhor

Como regula a pressão arterial, o alho pode ajudar você a viver mais tempo, pois atua, também, contra infecções no organismo

Melhora o desempenho nos treinos

O alho contribui para o desempenho de atletas, ajudando a diminuir a fadiga. Estudos mostraram que indivíduos com doença cardíaca que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram redução na frequência cardíaca máxima de 12% e melhoraram a sua capacidade de exercício.

Melhora a saúde óssea

O alho minimiza a perda óssea e aumenta o estrogênio na menopausa, época a partir da qual muitas mulheres começam a desenvolver osteoporose.

Porém, atenção às contraindicações do alho!

Antes de você sair por aí usando alho em tudo, saiba que tanto a ingestão de alho in natura quanto em cápsula tem suas contraindicações.

Conforme alerta: o alho pode ser perigoso em casos de:

Existem, também, medicamentos que interagem com os componentes do alho por efeito da sua ação bloqueadora do citocromo P450 (CYP 3A4), que afeta um grupo de enzimas metabolizadoras de muitos medicamentos farmacêuticos:

Agora que você já está informado, aproveite os benefícios de tomar a água de alho em jejum mas certifique-se de que você está apto a consumi-lo de forma segura.



Fonte: Greenme - Gisella Meneguelli



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais