Notícias

Água de esgoto tratada serve para cultivar palma e irrigar pasto no RN

Compartilhe:     |  13 de novembro de 2016

O campo sempre oferece recursos naturais para a cidade, mas no reuso de água é a cidade que oferece matéria-prima, nutrientes, para a agricultura.

Tirar leite de pedra, é só um modo de dizer, mas lá no Rio Grande do Norte, a experiência mostra que é possível tirar leite e pinga também, de esgoto tratado.

Você compraria uma fazenda com uma estação de tratamento de esgoto no quintal? O agrônomo Lirani Dantas comprou uma propriedade assim ao lado da cidade de Florânia, que fica quase no coração do semiárido do Rio Grande do Norte, a 230 km de Natal.

O esgoto de Florânia desce todo pra lá e antes o que era um desconforto, hoje surpreende todo mundo, um verdadeiro oásis que Lirani criou: pastagens que não deixam a desejar das encontradas nas fazendas do Centro-Sul do país, com muita qualidade no verde e nos animais, em plena caatinga.

O que Lirani fez foi captar água do terceiro tanque, onde já se considera que o esgoto esteja tratado, e pulverizar os pastos. O capim reagiu com toda força e o gado respondeu com muito vigor.

No estábulo, a produção de leite praticamente triplicou. Assista a vídeo com a reportagem completa e veja como o esgoto traz vantagens nos negócios do campo.



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais