Ecologia e Saúde

Água detox funciona? Conheça fatos, mitos e receitas

Compartilhe:     |  19 de dezembro de 2020

É verdade que a água detox emagrece, melhora a pele e aumenta a imunidade? Confira!

água detoxImagem de Mariah Hewines em Unsplash

água detox, ou água aromatizada, é uma boa alternativa para quem não é lá muito fã da água natural. A hidratação é extremamente importante para a saúde, mas a verdade é que diversas pessoas têm dificuldade de cumprir a meta sugerida por especialistas. Segundo o NHS, o sistema de saúde público dos Estados Unidos, é recomendável beber ao menos seis a oito copos (mais ou menos um litro e meio ou dois litros) de água diariamente.

suor, a urinaexercícios físicos e respiração nos fazem perder água constantemente, e não repor o líquido eliminado pode causar desidratação. Os sintomas, é claro, não são nada agradáveis: tontura, cansaço, dor de cabeça, secura nos lábios e nos olhos são apenas alguns deles. Por isso, a água detox pode ser uma mão na roda se você não está acostumado a beber muita água ao longo do dia.

No entanto, há muitos mitos e exageros quando o assunto é água detox, principalmente quando as promessas envolvem perda de peso e eliminação de toxinas do organismo. Se você deseja emagrecer, a água detox pode ser uma aliada, porque a água promove a sensação de saciedade e proporciona benefícios à saúde. Mas não existe milagre.

Os benefícios reais da água detox

1. Pode ajudar na perda de peso

Beber água no geral pode ajudá-lo a perder peso – e isso também se aplica à água detox. Isso porque, segundo estudos, a água aumenta temporariamente a taxa metabólica, o que faz você queimar mais calorias.

Além disso, pessoas que bebem a quantidade recomendada de água como parte de um plano de emagrecimento saudável tendem a perder mais peso do que aquelas que não o fazem, de acordo com pesquisas. Esse resultado está associado não só à taxa metabólica, mas ao efeito da água sobre o apetite: se você tomar um copo de água (com sabores ou não) antes das refeições, provavelmente acabará comendo menos.

2. Melhora a digestão

A hidratação é importante para a saúde digestiva e para manter os movimentos intestinais regulares. A desidratação crônica pode causar prisão de ventre, fazendo você se sentir inchado e lento. Por isso, beber mais água pode evitar a constipação intestinal.

3. Eleva os níveis de humor e energia

Estudos demonstraram que a desidratação pode diminuir significativamente o humor, reduzir o intervalo de concentração e causar dores de cabeça. Se você está se sentindo irritado e disperso, talvez aumentar a ingestão de água possa solucionar o problema.

4. Aumenta a imunidade

Esta é uma meia-verdade sobre a água detox. A vitamina C, por exemplo, é uma ótima aliada do sistema imunológico quando consumida regularmente. Frutas, vegetais e sucos naturais também têm outros nutrientes importantes para a saúde. O problema é que na água detox, feita por meio de infusão, esses nutrientes costumam ser encontrados em quantidades ínfimas e provavelmente não farão tanta diferença assim.

Mitos sobre a água detox

1. Desintoxica o corpo

Produtos desintoxicantes, como a água detox, frequentemente afirmam favorecer a saúde e o bem-estar, eliminando toxinas do corpo e ajudando na perda de peso. Mas a verdade é que o corpo humano possui processos bem-elaborados de desintoxicação e eliminação de toxinas que funcionam perfeitamente. Por enquanto, não há evidências de que produtos específicos ou dietas possam acelerar esses processos e torná-los mais eficientes.

2. Melhora a pele

Assim como ocorre com outros produtos detox, algumas pessoas afirmam que a água detox elimina as toxinas da pele, combate os radicais livres e melhora a aparência, evitando também o envelhecimento precoce. No entanto, não há evidências científicas que apoiem essa promessa. A ingestão de água natural é capaz de melhorar a saúde da pele, caso você esteja desidratado. Se você não tem sinais de desidratação, talvez a água detox não faça nenhuma diferença nesse sentido.

4 receitas de água detox

A verdade é que, ainda que não trouxesse nenhum benefício para a saúde, a água detox é deliciosa! Você pode fazer qualquer receita adicionando frutas, vegetais e ervas à água morna. Depois, deixe repousar e, se preferir, mantenha a bebida refrigerada.

Uma dica é esmagar as frutas e as ervas dentro da água, para liberar melhor os sabores e nutrientes. Para melhorar os efeitos benéficos, você pode manter pequenos pedaços dos ingredientes na água e ingeri-los também. Alguns ingredientes populares são pepinogengibremanjericãolimão hortelã. O manjericão, por exemplo, reduz o estresse, melhora o sistema digestivo e é bom para a imunidade. Já o gengibre é um anti-inflamatório natural e termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

1. Pepino, limão e água

Ingredientes:

Modo de preparo:

Lave e corte o pepino e o limão e enxágue a hortelã. Coloque o pepino e o limão em uma jarra de água. Misture tudo e deixe em infusão durante a noite na geladeira. Você pode continuar enchendo o jarro com mais água por alguns dias até precisar trocar as frutas e ervas.

2. Manjericão com morango

Ingredientes:

Modo de fazer:

Encha um recipiente de vidro com água e os outros ingredientes. Mexa tudo com uma colher de pau e leve à geladeira por três a quatro horas, para permitir que todos os ingredientes se misturem.

3. Gengibre, limão, pepino e hortelã

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com uma colher de pau e leve à geladeira por quatro horas.

4. Chá gelado de hibisco e erva-cidreira

Ingredientes:

Modo de preparo:

Mergulhe as flores de hibisco, erva-cidreira e manjericão em água durante a noite. Coe e sirva gelado ou com gelo.



Fonte: Equipe Ecycle - Isabela Talarico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais