Notícias

Água morna com poder de cura atrai gente do mundo inteiro na Armênia

Compartilhe:     |  23 de agosto de 2014

Em um país sem litoral, a praia dos armênios fica nas alturas, a 1.800 metros de altitude. Olhando de longe até parece mar. O lago Sevan é o maior lago dessa região do planeta. A praia dos armênios tem água doce, cristalina e gelada. O lago é duas vezes maior que Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. E, mesmo no verão, a temperatura da água não passa dos 19°. Bem diferente do que encontramos em Jermuk.

A terra das águas quentes fica ainda mais alta, a 2.100 metros de altitude. O caminho até lá possui pastagens, rios e muitos imprevistos. Os dois carros que levam a nossa equipe encalharam no mesmo lugar. Mas para a sorte da equipe, alguns turistas seguem na mesma direção. Após conseguir carona com um outro jipe, a equipe conseguiu seguir viagem. A trilha continuou difícil, cada vez mais encharcada, até o nosso destino: o ponto onde a água aflora do chão.

É uma hidromassagem natural, no meio das montanhas, com água morna e com poder de cura. Nina viajou da Rússia. Ela faz um tratamento para as articulações e diz que já consegue até subir escadas.

Diretor de Spa diz que a água de Jermuk é uma das mais ricas do mundo

A água de Jermuk atrai gente do mundo todo. Em uma galeria, quem chega traz o copo para um brinde à saúde! Lá a água já sai quente e com temperaturas diferentes. Uma, por exemplo, é a de 45°. Dizem que nessa temperatura a água faz bem para o estômago e também ajuda a controlar a pressão alta.

A água de Jermuk é uma das mais enriquecidas do mundo. É o que diz o diretor de um SPA. “A água daqui tem mais de 60 tipos de sais minerais e, em cada temperatura, uma propriedade diferente é ativada”, explica Vardan Sargsyan, médico.

Médica diz que a água ajudou a controlar sangramentos na gengiva

A médica Anna, que mora nos Estados Unidos, resolveu testar a massagem nas gengivas. E diz que já ajudou a controlar os sangramentos. “Essa é a minha terceira sessão. Eu acredito que as doenças começam com um processo inflamatório e essa água é anti-inflamatória”, afirma Anna Kazanchian, médica.

É um banho de saúde!



Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Educação canina para iniciantes: 5 dicas

Leia Mais