Trilhas da Paraíba

Alagoinha

Compartilhe:     |  28 de setembro de 2019

O município de Alagoinha limita-se com os municípios de Mulungu (12,5 km), Guarabira (12 km), Cuitegi (7km), Areia (16,5 km), Alagoa Grande (18 km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 24°C. A vegetação existente é a Mata Úmida de altitude e a Mata Subcaducifólia. Fica localizada no Agreste paraibana, na microrregião de Guarabira, a 122.50 Km de João Pessoa.

 

História

Na segunda metade do século XVI, um grupo de contrabandistas francês à procura de ouro passou pela região rumo a serra de Capaota. Como na região existia uma grande quantidade de índios Potiguares, se alinharam a eles e causaram um grande tumulto na região.

 

Provocaram sérios contratempos aos colonos. Foi necessário intervenção da capitania para expulsar os invasores e acalmar os ânimos dos índios.

Alguns dos enviados por Maurício de Nassau à busca de ouro mesmo não tendo obtido êxito resolveram permanecer na área vasculhada. Sua Emancipação Política se deu em 3 de dezembro de 1953.

Turismo e Cultura

A cultura regional do município é bastante diversificada, aspecto que permite a variedade de eventos festivos, a exemplo do São João, da festa de Natal e da promoção da Rota Cultural Raízes do Brejo.

Eventos que se consolidaram e que aumentam o fluxo turístico no município durante suas programações. Além dos eventos, outro fator que promove o turismo regional é a utilização nos balneários instalados, uma vez que no período de estiagem, temos um clima mais propício à atividade.

Outras imagens de Alagoinha

 



Fonte: Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como proceder em caso de envenenamento de cães e gatos

Leia Mais