Notícias

Além de muitos benefícios, o ômega-3 pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa

Compartilhe:     |  19 de outubro de 2014

Sardinha, salmão, semente de linhaça e frutos do mar são alguns dos produtos onde é possível encontrá-lo. O ômega-3 é um tipo de gordura boa para o organismo, que já é conhecido por ajudar a reduzir o colesterol total, e agora apresenta mais um benefício.

Pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, descobriram que a substância é eficaz no combate a sintomas típicos da menopausa, como o estresse psicológico e a depressão. A conclusão chegou após a análise de 120 mulheres com idade entre 40 e 55 anos. Aquelas que ingeriram três cápsulas diárias da substância em um período de oito semanas tiveram melhora nesses aspectos. Os fogachos, as conhecidas ondas de calor, também diminuíram.

Degeneração Muscular

Uma pesquisa publicada na revista Ophthalmology analisou estudos anteriores que mostram que quem come peixe tem taxas mais baixas de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A doença é causada pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos atrás da retina e pode causar deficiência visual grave.

Segundo o estudo, os ácidos graxos ômega-3, encontrados em abundância em peixes gordurosos como salmão, cavala e atum, podem retardar o desenvolvimento da doença.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, analisaram 2.520 adultos entre 65 e 84 anos, que se submeteram a exames oftalmológicos e completaram questionários sobre a dieta. Os indivíduos que consumiram uma ou mais porções de peixes gordurosos a cada semana estavam 60% menos propensos a ter DMRI do que aqueles que comeram menos de uma porção.



Fonte: Revista VivaSaúde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais