Trilhas da Paraíba

Alhandra

Compartilhe:     |  15 de março de 2020

Resultado de imagem para alhandra

O município de Alhandra está localizado na mesorregião da Mata Paraibana e na microrregião do Litoral Sul. Limita-se com os municípios de Pedra de Fogo (22 km), Caaporã (10 km), Pitimbu (14km), Conde (18 km) e Santa Rita (45 km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. A vegetação existente no local é a Vegetação Pioneira, Campos e Mata de Restingas, Manguezais e Mata Úmida.

Os índios Arataquís habitavam as terras hoje ocupadas pelo município de Alhandra e viviam em constantes combates contra os Tabajaras, que ocupavam a região onde hoje é João Pessoa. Uma expedição portuguesa que permaneceu por lá algum tempo achou a região muito parecida à cidade de Alhandra, em Portugal, batizando assim o reduto indígena com o mesmo nome.

Foi da tribo Arataquís que destacou o famoso chefe Felipe Camarão, célebre pelas suas lutas contra os invasores das terras brasileiras. Negociou honrosamente a paz entre a sua tribo e os Tabajaras e Piragibes exatamente no local onde hoje se situa o bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. A sua primeira igreja foi construída em 1749. Sua emancipação política foi consolidada pela Lei nº 2.063 de 24 de abril de 1959.

Espaço destinado a encontros religiosos com 200 leitos climatizados, som, capela, templo, refeitório, esporte, lazer, gerador, rádio kairós, piscinas.



Fonte: Famup - Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais