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Alimentação balanceada é forma mais eficiente de evitar doenças no órgão

Compartilhe:     |  20 de outubro de 2019

Alimentação balanceada, rica em nutrientes e minerais, é chave para evitar doenças no fígado, esse órgão vital à limpeza do corpo

fígado é o principal órgão catalisador de gordura e desintoxicante de todo o organismo humano. Cada molécula de gordura ingerida passa necessariamente pelo fígado, mas se ele estiver sobrecarregado por alguma das 500 outras atividades vitais de que é capaz, certamente ocorrerá um delay no seu organismo.

fígado transforma toxinas lipossolúveis (gordura) em hidrossolúveis (água) para que o corpo possa eliminá-las mais facilmente. Dentre as suas 500 funções estão desde metabolizar gordura até regular hormônios. Não à toa ele se chama “liver” em inglês, que significa “aquele ligado ao próprio viver”. A alimentação é um dos fatores mais importantes para manter a saúde e evitar problemas no fígado.

Confira algumas dicas para evitar problemas no fígado:

  1. fígado possui uma alta demanda por vitaminas e minerais, devido às diversas atividades simultâneas; por isso, uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos nutritivos é ideal;
  2. Como aditivos e conservantes precisam ser filtrados, não é bom exagerar em elementos artificiais, como açúcar branco (refinado), adoçantes (que são químicos) e corantes;
  3. Se você já tem problemas no fígado ou está com a saúde do órgão debilitada, evite fortemente margarina, óleos refinados, gordura animal e frituras;
  4. Beba de oito a dez copos (grandes!) de água pura e filtrada por dia. Isso ajuda a levar as toxinas para fora do seu organismo e evita problemas no fígado;
  5. O ideal para prevenir doenças no fígado é começar o dia com um copo grande de água (se for de seu gosto pessoal, quente) com a metade de um limão espremido. O ácido cítrico estimula a produção de bile, um dos meios para excreção, além da urina e do “número dois”;
  6. Coma bastante cenoura, beterraba, folhas verdes e outros vegetais verdinhos (de preferência orgânicos);
  7. Alho, cebola e brócolis também devem entrar no cardápio de quem não quer ter problemas no fígado, já que esses alimentos contêm pequenas quantidades de enxofre, que ajuda na desintoxicação;
  8. Polivitamínicos e suplementos minerais são uma boa pedida para prevenir doenças do fígado. Isso porque a deficiência de um só elemento pode desequilibrar todo o processo de purificação – mas é importante saber, com sua médica ou médico, se eles são necessários ao seu corpo;
  9. Massageie a região do fígado e da vesícula biliar, que fica abaixo das costelas do lado direito do corpo. Isso ajuda a levar mais sangue com nutrientes para a área.
  10. Não sobrecarregue seu fígado – ele já tem muitas funções. Se você abusar de bebidas alcoólicas ou tomar muitos comprimidos (um para dor de cabeça, outro para cólica…) vai sobrecarregá-lo. É de grão em grão que a galinha… Ganha uma doença crônica.
Alimentação saudável

Outras dicas para ficar longe de problemas no fígado:



Fonte: Equipe Ecycle - Care2 (Artigo 1, Artigo 2, Artigo 3)



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