Ecologia e Saúde

Alimentos que aumentam a gordura abdominal

Compartilhe:     |  26 de julho de 2014

Assim como não faltam exemplos de alimentos que contribuem para a diminuição da gordura abdominal, existem outros tantos que só atrapalham o seu desejo de combater a barriguinha maléfica… Confira quais são eles e tente evitá-los a todo o custo.

ALIMENTOS COM GORDURA TRANS

Apesar da campanha para que ela desapareça das prateleiras, ainda há produtos que a usam em sua composição, como certos biscoitos recheados e sorvetes de massa. É o tipo de ácido graxo que vai diretamente para a cintura.

RICOS EM AÇÚCAR

Elevam a glicemia, e a energia extra se acumula na cintura – normalmente também vêm acompanhados de gorduras muito calóricas. Toda vez que temos energia sobrando, nosso corpo não desperdiça, ele guarda para depois, e o seu principal local de estoque é o abdome. E tem outro doce, o refrigerante, que é mais do que prejudicial à saúde. Um copo da bebida, por exemplo, contém quatro colheres de sopa de açúcar. “Isso faz com que a glicemia suba rapidamente, gerando mais energia do que o corpo é capaz de utilizar ao mesmo tempo. O excesso dessa energia irá se transformar em triglicerídeos e, posteriormente, em gordura abdominal”, explica a nutricionista Inty Davidson, de São Paulo.

FRITURAS DE IMERSÃO

Como batata frita e bife à milanesa. Esses alimentos ficam com quase o dobro de calorias em relação à versão assada ou cozida. Então, mesmo que você coma pouco, eles gerarão muitas calorias. “Fora isso, são fontes de gorduras transaturadas, que, comprovadamente, aumentam a circunferência abdominal”, afirma Inty.

GORDURA ANIMAL

Bacon, carne vermelha gorda, manteiga e queijos amarelos de todos os tipos aumentam a camada de adiposidade do corpo como um todo, mas, em especial, na região da cintura.

MACARRÃO

Normalmente, comemos em quantidade maior do outro carboidrato, o arroz, e não é incomum consumir os dois na mesma refeição. Acontece que carboidratos refinados como o do macarrão, desregulam o metabolismo, pois faz acumular calorias. Isso porque os carboidratos são conhecidos como poupadores de músculo! Com menos músculos, que são os tecidos que mais gastam energia em todo o corpo, seu metabolismo vai diminuir de ritmo, facilitando o acúmulo de gordura.

CUIDADO COM A PIZZA!

Como a massa é feita com farinha refinada, ela tem digestão rápida, que também provoca elevação da glicemia acima do normal. Além disso, costuma ser acompanhada por queijos e molhos, fontes de gorduras ruins que se acumulam na cintura. Logo, se não puder evitar as fatias, opte por sabores que incluam verduras e evite os recheios gordurosos.

Fonte: Revista VivaSaúde

 

 

 



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais