Notícias

Alimentos que iriam para o lixo são reaproveitados e ajudam moradores do TO

Compartilhe:     |  4 de julho de 2018

Frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo têm ajudado cerca de 17 mil moradores do Tocantins. Os alimentos são reaproveitados por meio do programa Mesa Brasil, do Sesc. São 78 mil quilos de alimentos produtos em todo o estado. 

Os alimentos doados são aqueles que não são mais comercializados nos supermercados. “Antes de estragar, a gente já recolhe, passa por uma avalição, o pessoal separa e faz a distribuição. Tem algumas ONGs que a gente ajuda. Ao invés de jogar fora, a gente está alimentando quem precisa realmente“, explica o gerente de supermercado, João Cruz de Almeida.

Por meio do Mesa Brasil, o que ia para o lixo, vira comida para quem precisa. “Nós trabalhamos com vários parceiros, sendo que nós temos as entidades sociais que são cadastradas conosco, por meio de visita técnica, documentação. Nós pedimos que essas entidades sociais possam realizar alguma ação para que não fique só na distribuição do alimento porque as ações sócio-educativas são de suma importância, que essa parte do reaproveitamento possa partir das crianças e das famílias”, explicou a assistente social do programa, Érica Miranda.

A assistente social conta que é possível evitar o desperdício. “Simplesmente comprar somente o que vai consumir e aquele alimento que já está na geladeira, que já passou da conservação, é bom também a dona de casa dar uma olhada para que você possa aproveitá-lo com alguma receita, salada”.

Durante o processo de seleção dos alimentos, até mesmo os que são impróprios para consumo humano têm uma função, viram ração animal. Para contribuir com o programa Mesa Brasil, é preciso se cadastrar com um CNPJ, mas pessoas físicas também podem fazer doações, dependendo do tipo de alimento.



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais